Sobre a Revista
Os Anais do Congresso Internacional de Educação é uma publicação que visa reunir os trabalhos apresentados durante o evento, promovido pela Faculdade Palotina (FAPAS), Colégio Antônio Alves Ramos (CAAR), Associação dos Professores e Auxiliares Administrativos da Escola de Ensino Fundamental Antônio Alves Ramos - Patronato (APAP) e Instituto Vicente Pallotti (IVP), de Porto Alegre, instituições estas mantidas pela Entidade Palotina de Educação e Cultura (EPEC). ISSN: 2446-5542
Edição Atual
Vivemos em uma sociedade individualista marcada por desigualdades, egoísmo, exploração, desrespeito com o diferente; uma sociedade onde impera a lei do 'mais forte', onde poucos conseguem sobreviver dentro dessa lógica capitalista e neoliberal.
A própria cultura da sociedade capitalista perpetuou e perpetua ao longo da história uma trajetória de dominações, explorações, discriminações, imposição, desvalorização das diversidades, propagando a idéia de que o 'diverso, o diferente' é ruim, resquícios estes que foram se impregnando ao longo do tempo e sendo repassadas de gerações para gerações.
Assim, o outro não é visto como legítimo outro e nem como potencial de ajuda, mas como um adversário que precisa ser explorado e dominado num espaço onde só há lugar para alguns, desvalorizando sua individualidade.
Entretanto, tudo o que é humano é aprendido; somos seres de relações e por isso precisamos (re)aprender o respeito à dignidade ética da pessoa humana e às suas diferenças; (re)aprender a compaixão, a solidariedade, o reconhecimento, o diálogo, etc. Toda a aprendizagem implica diálogo dos homens entre si e com o mundo “e nós só aprendemos se aceitamos que o diferente está no outro; do contrário, não há diálogo, por exemplo. O diálogo só existe quando aceitamos que o outro é diferente e pode nos dizer algo que não conhecemos”. (FREIRE, 2002, p. 36).
Neste sentido, é que propomos a realização do III Congresso Internacional de Educação: Educação Humanizadora e os desafios da diversidade, a fim de dialogarmos, problematizarmos, refletirmos, partilharmos experiências que envolvam às diversidades cada vez mais presentes em nossa sociedade e, consequentemente, no ambiente educativo. Trabalhar, respeitar e valorizar essas diversidades se constitui em desafios para uma educação comprometida e engajada com a humanização de todos.
Os textos apresentados foram publicados somente em edição impressa.
Ver: Henz, Celso Ilgo (Org.); Rossato, Ricardo (Org.); Barcelos, Valdo Hermes de Lima (Org.). Educação humanizadora e os desafios da diversidade. Santa Cruz do Sul, RS : EDUNISC, 2009. 200 p. ISBN: 978-85-75782-31-6.