O SOFRIMENTO HUMANO
QUANDO A BUSCA POR UM LENITIVO METAFÍSICO ENCONTRA UM DEUS QUE TAMBÉM SOFRE
Palavras-chave:
Sofrimento, Deus, Religião, ConsoloResumo
O objetivo deste artigo é demonstrar as consequências que a busca de uma justificativa para o sofrimento pode trazer. Busca compreender os recursos utilizados para o alívio da dor, bem como a opinião de alguns autores sobre se o sofrimento pode ou não ser amenizado por meio da religião. Pretende-se demonstrar como a religião justifica o sofrimento e se existe algum argumento coerente para consolar a angústia de quem sofre. Da mesma forma, qual poderia ser uma saída possível quando o sofredor percebe que seu sofrimento também pode ser compartilhado com Deus, aquele em quem a esperança para a resolução dos problemas foi depositada. Se existe um deus que deveria ser bom e todo-poderoso, por que ainda há tanta dor e sofrimento no mundo? E se Deus é realmente todo poderoso e pode salvar a humanidade de todas as suas faltas e pecados, por que Ele também sofre? Por que Ele ainda permite o sofrimento? Estas são as questões que serão abordadas neste artigo; as respostas que alguns autores bíblicos encontram para o sofrimento; filósofos e seus pensamentos sobre a busca de consolo na religião.
Referências
BÍBLIA, A.T. Eclesiastes. In BÍBLIA. Português. Bíblia de Jerusalém. Tradução: Euclides Martins Balancin. São Paulo: Paulus, 2019, p. 1079.
CAMUS, Albert. O mito de Sísifo. Tradução: Ari Roitman e Paulina Watch. 15ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2019.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Noites brancas. Tradução: Nivaldo dos Santos. Gravuras: Livio Abramo. 3ª ed. São Paulo: Editora 34, 2009.
EHRMAN, Bart. D. O problema com Deus: as respostas que a Bíblia não dá ao sofrimento. Tradução: Alexandre Martins. Rio de Janeiro: Agir, 2008.
NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência. Tradução: Antonio Carlos Braga. 2ª ed. São Paulo: Escala, 2008.
___________. Genealogia da moral: uma polêmica. Tradução: Paulo César de Souza. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
___________. Humano, demasiado humano. Tradução: Paulo César de Souza. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
SANCHES, M. A.; KUZMA, C.; MIRANDA, M. F. (Orgs.) Deus age no mundo? Múltiplas perspectivas teológicas. Rio de Janeiro: Reflexão; Puc-Rio, 2012.
SCHOPENHAUER, Arthur. As dores do mundo: o amor – a morte – a arte – a moral – a religião – a política – o homem e a sociedade. Tradução: José Souza de Oliveira. São Paulo: EDIPRO, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gustavo Henrique Chrisostomo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.