EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE E A SOCIALIZAÇÃO
PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO EM JULIUS KAMBARAGE NYERERE E JOHN DEWEY
Palavras-chave:
Autossustentabilidade, Filosofia da educação, Julius Nyerere, John DeweyResumo
A maioria dos pensadores e filósofos da educação concorda que o aprendizado pode também ser visto como um processo que reúne experiências e influências culturais, políticas e sociais, com intuito de enriquecer os conhecimentos, habilidades, atitudes e valores éticos para a edificação de uma sociedade justa e humanizadora. Baseados nessa convicção, muitos dos autores, dentre eles, Julius Nyerere e John Dewey, apresentaram a partir dos seus problemas políticos, culturais e sociais, métodos e teorias educacionais para responder aos problemas que afetavam o desenvolvimento de suas sociedades. Nyerere viu a educação para autossustentabilidade como possibilidade de resposta para as necessidades da recém-constituída República Unida da Tanzânia. Dewey, por sua vez, acredita que em virtude da educação ser uma construção social, o currículo estabelecido pelo sistema de educação, além de oferecer habilidades e técnicas profissionais, é também desafiado a ser capaz de humanizar e tornar os seus educandos peritos em construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
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