EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE E A SOCIALIZAÇÃO

PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO EM JULIUS KAMBARAGE NYERERE E JOHN DEWEY

Autores/as

  • Mussá Maria Cossa FAPAS

Palabras clave:

Autossustentabilidade, Filosofia da educação, Julius Nyerere, John Dewey

Resumen

A maioria dos pensadores e filósofos da educação concorda que o aprendizado pode também ser visto como um processo que reúne experiências e influências culturais, políticas e sociais, com intuito de enriquecer os conhecimentos, habilidades, atitudes e valores éticos para a edificação de uma sociedade justa e humanizadora. Baseados nessa convicção, muitos dos autores, dentre eles, Julius Nyerere e John Dewey, apresentaram a partir dos seus problemas políticos, culturais e sociais, métodos e teorias educacionais para responder aos problemas que afetavam o desenvolvimento de suas sociedades. Nyerere viu a educação para autossustentabilidade como possibilidade de resposta para as necessidades da recém-constituída República Unida da Tanzânia. Dewey, por sua vez, acredita que em virtude da educação ser uma construção social, o currículo estabelecido pelo sistema de educação, além de oferecer habilidades e técnicas profissionais, é também desafiado a ser capaz de humanizar e tornar os seus educandos peritos em construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

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Publicado

2024-05-15

Cómo citar

COSSA, M. M. EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE E A SOCIALIZAÇÃO: PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO EM JULIUS KAMBARAGE NYERERE E JOHN DEWEY. Frontistés - Revista Eletrônica de Filosofia e Teologia, [S. l.], v. 16, n. 30, 2024. Disponível em: https://revistas.fapas.edu.br/index.php/frontistes/article/view/101. Acesso em: 21 nov. 2024.