PESQUISA COM CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS

DIVERGÊNCIAS ÉTICAS QUE CAUSAM UM DILEMA MORAL

Autores/as

  • Cândido Julião Muvale Faculdade Palotina - FAPAS

Palabras clave:

Células-tronco, Embriões, Dilema moral, Pesquisa

Resumen

A pesquisa com células-tronco coletadas dos embriões é grávida de promessas e de potencialidades atrativas para os problemas hodiernos. No entanto, dado que esta pesquisa envolve a destruição e experimentos com embriões humanos, tem sido um imbróglio na esfera ético-moral, principalmente para os cristãos que, a exemplo de Jesus Cristo, priorizam a vida em quaisquer situações. Assim, além de levantarem opiniões divergentes no seio dos fiéis cristãos que questionam a sua licitude, estes experimentos médicos impõem um dilema moral que deixa os cristãos a mercê do acaso e sem coordenadas morais claras: se é evangélico destruir os embriões para pesquisar a cura de várias doenças, ou omitir a ajuda em favor da busca por meios éticos que, até então, parecem possíveis no futuro longínquo. Diante disto, o cristão se vê encurralado num beco sem saída e exilado num enredo confuso. No entanto, há uma luz no fundo do túnel. Esta luz denota salvar vidas sem precisar destruir os embriões. Além de sacrificar os embriões para coletar células-tronco necessárias para a pesquisa, podem ser usadas as células-tronco adultas e as células-tronco pluripotentes induzidas, dado que elas também são eficazes para os experimentos. Esta opção é mais evangélica, pois, além de salvar vidas humanas, ela também ajuda o cristão a viver melhor o seu discipulado e a se posicionar com confiança e com convicção cristã diante deste dilema.

Citas

BÍBLIA. Português. A Bíblia de Jerusalém. 5. ed. São Paulo: Paulus, 2002.

DEVOLDER, Katrien. The Ethics of Embryonic Stem Cell Research. Oxford: Oxford University Press, 2015.

ENGELHARDT, H. Tristram. Fundamentos da Bioética. São Paulo: Loyola, 2008.

HÄRING, Bernard. Medical Ethics. London: ST Paul, 1973.

JOÃO PAULO II, Papa. Carta Encíclica Evangelium Vitae: sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana. São Paulo: Loyola, 1995.

ROCHA, Renata da. O Direito à Vida e a Pesquisa com Células-Tronco. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

SAGRADA CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ. Instrução sobre o respeito à vida humana nascente e a dignidade da procriação. Disponível em: <http://www.vatican.va/>. Acesso em: 25 set. 2020.

SAIS, Fernanda. Pesquisa com células-tronco embrionárias: questões éticas. Disponível em: <http://tudosobrecelulastronco.com.br/pesquisa-com-celulas-tronco-embrionarias/>. Acesso em: 02 out. 2020.

SGRECCIA, Elio. Manual de Bioética: fundamentos e ética biomédica. São Paulo: Loyola, 1996.

SIEGEL, Andrew, Ethics of Stem Cell Research, The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Winter 2018 Edition), Edward N. Zalta. Disponível em: <https://plato.stanford.edu/archives/win2018/entries/stem-cells/>. Acesso em: 28 set. 2020.

VARDY, Peter; GROSCH, Paul. The Puzzle of Ethics. London: Harper Collins, 1994.

ZORZANELLI, Rafaela Teixeira et al. Pesquisa com Células-tronco no Brasil: a produção de um novo campo científico. História, Ciências, Saúde – Manguinhos. Rio de Janeiro, v.24, n.1, p.129-144, jan./mar. 2017.

Publicado

2024-05-14

Cómo citar

MUVALE, C. J. PESQUISA COM CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS: DIVERGÊNCIAS ÉTICAS QUE CAUSAM UM DILEMA MORAL. Frontistés - Revista Eletrônica de Filosofia e Teologia, [S. l.], v. 14, n. 25, 2024. Disponível em: https://revistas.fapas.edu.br/index.php/frontistes/article/view/46. Acesso em: 24 nov. 2024.