ALVIN PLANTINGA E O PROBLEMA DO AVAL

A POSSIBILIDADE DA CRENÇA CRISTÃ COMO CONHECIMENTO

Autores/as

  • Wellington Carvalho de Macedo Faculdade Palotina - FAPAS

Palabras clave:

Plantinga, crença cristã, aval, justificação, modelo Aquino/Calvino

Resumen

O presente artigo tem o objetivo central de descrever o aval como critério da fundamentação da racionalidade da crença cristã na filosofia de Alvin Plantinga. Seguindo essa perspectiva, o texto defende a relevância do tema para a epistemologia da religião e descreve como Plantinga arquiteta seu modelo avalizador que, por sua vez, é assumido como condição de possibilidade para que os conteúdos universais da crença cristã possam ser caracterizados como uma forma de conhecimento e não simplesmente como superstição religiosa vulgar. No primeiro tópico, apresentamos os dois conjuntos de objeções à crença cristã tratados por Plantinga dos quais as críticas feitas por Freud e Marx se destacam com maior grau de relevância. No segundo tópico, descrevemos os elementos fundamentais do Modelo Aquino/Calvino (A/C), apresentado por Plantinga como sistema epistêmico sob o qual uma crença tem aval e, por conseguinte, torna-se conhecimento. Por fim, no terceiro tópico, tratamos sobre a extensão do Modelo A/C para os conteúdos universais da crença cristã e analisamos em que medida, de acordo com o filósofo, é possível defender que esses mesmos conteúdos são epistemicamente avalizados. Acreditamos que as análises propostas por Plantinga colaboram no aprofundamento da compreensão da crença cristã de tal modo a se resgatar, inclusive, a essência do modo próprio do cristianismo de fundamentar a fé que é a busca pela verdade.

Citas

DICIONÁRIO teológico enciclopédico. São Paulo: Loyola, 2003.

PLANTINGA, Alvin. Conhecimento e crença cristã. Brasília, DF: Academia Monergista, 2016.

PLANTINGA, Alvin. Crença cristã avalizada. São Paulo: Vida Nova, 2018.

PLANTINGA, Alvin. Deus, a liberdade e o mal. São Paulo: Vida Nova, 2020.

PORTUGAL, Agnaldo Cuoco. O cristão contra-ataca: Alvin Plantinga e as críticas ao naturalismo ontológico. Agnes, São Paulo, v. 7, p. 61-68, 2. sem., 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/agnes/article/view/44931/29760. Acesso em: 15 jan. 2025.

SOARES, Emerson Martins. Aval epistemológico e teísmo: o modelo de Alvin Plantinga da crença cristã avalizada. Dissertação (Mestrado em Filosofia) Universidade Federal de Pelotas – Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Pelotas, 2019. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/ppgfil/files/2022/11/Aval-epistemico-e-teismo.pdf. Acesso em: 15 jan. 2025.

TOMÁS DE AQUINO. Suma teológica. v. 1. Porto Alegre: Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes, Livraria Sulina Editora, 1980.

Publicado

2025-11-27

Cómo citar

CARVALHO DE MACEDO, W. ALVIN PLANTINGA E O PROBLEMA DO AVAL: A POSSIBILIDADE DA CRENÇA CRISTÃ COMO CONHECIMENTO. Frontistés - Revista Eletrônica de Filosofia e Teologia, Santa Maria, RS, v. 19, n. 35, 2025. Disponível em: https://revistas.fapas.edu.br/index.php/frontistes/article/view/328. Acesso em: 6 dic. 2025.