UMA ANÁLISE DO SER HUMANO ENTRE A LINGUAGEM CIENTÍFICA E MÍTICA

Autores

  • Vitor Kirchner Fiorin Faculdade Palotina - FAPAS
  • Adriano Tadeu Ulbrich Faculdade Palotina - FAPAS

Palavras-chave:

Mitológico. Simbólico. Científico. Antropológico.

Resumo

A linguagem mitológica e, por isso, simbólica possibilitou ao ser humano desenvolver aquilo que se conhece por antropologia que, importa notar, caracteriza o estudo do homem pelo próprio homem. Desta forma, aquilo que a filosofia e a ciência como um todo desenvolveram ao longo dos séculos, tal como possíveis respostas à pergunta ‘O que afinal é o homem?’, representa um aprofundamento e desenvolvimento daquilo que o homem já havia pensado a respeito de si mesmo. Porém, assim o tinha pensado de forma simbólica. O homem, como ser simbólico, pensa a si mesmo desta forma, visto que não consegue definir-se totalmente. Por isso, qualquer recurso científico a respeito do mesmo, será sempre uma busca por definição de uma parte (de um modo de ser do homem) do todo (o ser humano) que, na verdade, não parece passível de definição.

Referências

ARISTÓTELES, Ética a Nicômaco. Tradução de Edson Bini. 3 ed. Bauru: Edipro Edições Profissionais Ltda, 2013.

CASSIRER, Ernst. Ensaio sobre o Homem: Introdução a uma Filosofia da Cultura Humana. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

EURÍPEDES. As bacantes. Disponível em: <http://www.filosofia.seed.pr.gov.br/arquivos/File/classicos_da_filosofia/as_bacantes.pdf>. Acesso em: 14 out. 2020.

HOMERO. A ilíada. Tradução de Fernando C. de Araújo Gomes. Rio de Janeiro: Editora Tecnoprint Ltda, [195-?]. (Coleção universidade).

MENDONÇA, Eduardo Prado de. O mundo precisa de filosofia. 10 ed. Rio de Janeiro: Agir, 1991.

NOGARE, Pedro Dalle. Humanismos e Anti-Humanismos: Introdução à Antropologia Filosófica. 11 ed. Petrópolis: Vozes, 1988.

SÓFOCLES. Antígone. Tradução de J. B. de Mello Souza. eBooksBrasil.com., 2005. Disponível em: <http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/antigone.pdf>. Acesso em: 14 out. 2020.

VAZ, Henrique Cláudio de Lima. Antropologia filosófica I. 3 ed. São Paulo: Loyola, 1991. (Coleção filosofia).

ZILLES, Urbano. Antropologia teológica. São Paulo: Paulus, 2011. (Coleção estudos antropológicos).

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

KIRCHNER FIORIN, V.; TADEU ULBRICH, A. . UMA ANÁLISE DO SER HUMANO ENTRE A LINGUAGEM CIENTÍFICA E MÍTICA. Frontistés - Revista Eletrônica de Filosofia e Teologia, [S. l.], v. 14, n. 26, 2021. Disponível em: http://revistas.fapas.edu.br/index.php/frontistes/article/view/51. Acesso em: 18 jan. 2022.