Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

Missão

A Revista Frontistés tem como Missão divulgar conteúdos oriundos das pesquisas dos acadêmicos de graduação e pós-graduação dos Cursos de Filosofia e Teologia da Faculdade Palotina e de outras Instituições de Ensino Superior, com ou sem a coautoria de um professor, objetivando contribuir no debate e no aprofundamento das temáticas próprias à natureza dos referidos Cursos e, assim, constituir-se num instrumento que possibilita a qualificação acadêmica dos estudantes e dos pesquisadores da área, bem como ser um veículo de diálogo com a sociedade.

Periodicidade

Publicação de sumário único semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Não é cobrado nenhuma taxa para cadastro ou processamento de artigos.

Fluxo de avaliação dos artigos

O fluxo de avaliação dos artigos submetidos à Revista Frontistés passa pelas seguintes etapas:

1ª Etapa: Submissão dos originais através da Plataforma SEER

Os originais deverão seguir as normas expressas no link Normas Editorias. É necessário cadastrar-se no sistema como autor.

 

2ª Etapa: Processo de triagem 

Após a submissão, os originais passam por um processo de avaliação interna realizada pelo Editor Chefe em conjunto com a Comissão Editorial, que analisa: a adequação dos trabalhos segundo a linha editorial da Revista, sua adequação ao escopo, aspectos como contribuição e ineditismo do texto (se o trabalho não está publicado em nenhuma outra plataforma), o atendimento das normas de submissão expressas em Normas Editoriais, bem como as normas adotadas para a padronização dos artigos (ABNT,NBR).

Caso o artigo não esteja em acordo com algum desses critérios, será solicitado ao autor efetuar as alterações necessárias antes de ser encaminhado para a próxima etapa, realizada na avaliação por pares. Somente está última avaliação definirá a aprovação ou recusa do artigo.

3ª Etapa: Avaliação por pares (Sistema Double Blind Review)

Os originais selecionados no processo de triagem são encaminhados para a apreciação de dois avaliadores pareceristas, integrantes da Comissão Científica, conforme o sistema Double Blind Review. Os critérios para a avaliação dos artigos levam em conta relevância do tema, originalidade da contribuição nas áreas temáticas da Revista, clareza do texto, adequação da bibliografia, estruturação e desenvolvimento teórico, metodologia utilizada, conclusões e contribuição oferecida para o conhecimento da área. Nesta etapa, poderão ser aprovados com restrições ou reprovados. Em caso de pareceres contraditórios o texto será encaminhado para um terceiro avaliador. A Revista propõe aos avaliadores a elaboração dos pareceres em até 15 dias.

4ª Etapa: Contato com os autores para possíveis alterações no texto com parecer de decisão editorial a respeito da aprovação ou reprovação do artigo.

 

Políticas de avaliação

Com o processo de Avaliação por pares (Sistema Double Blind Review) , a Revista Litterarius se compromete na remoção dos dados de autoria dos trabalhos enviados aos pareceristas, garantindo o critério de sigilo da revista. 

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão com todos os itens listados a seguir. Serão devolvidas aos autores as submissões que não estiverem de acordo com as normas:

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor";
  2. Os arquivos para submissão estão em formato editável (.doc, docx ou .odt, ...);
  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.:http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar;
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Normas Editoriais;
  5. É obrigatório que cada um dos autores (as) de artigos e/ou resenhas esteja devidamente cadastrado na PLATAFORMA LATTES, que divulgue o endereço de seu CV-Lattes, e que após a publicação do seu artigo na Revista Litterarius, também cadastre o seu artigo na Plataforma supramencionada.

Licença de uso

 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Brasil.