RELATO REFLEXIVO SOBRE AS DINÂMICAS DO INFINITO DESEJO HUMANO DE PLENITUDE E O VELAMENTO KENÓTICO DO MISTÉRIO DIVINO, A PARTIR DE UMA PRÁTICA PASTORAL EM GRUPOS DE CATEQUESE
Parole chiave:
Catequese, Desejo, Plenitude, Esvaziamento, SuperficialidadeAbstract
O presente artigo pretende fazer um paralelo entre as vivências pastorais experimentadas dentro dos encontros de iniciação à vida cristã, contextualizadas especificamente na Arquidiocese de Santa Maria / RS e reflexões antropológico-teológicas oriundas de inspirações tidas durante a disciplina de Pastoral Catequética. Objetiva-se analisar como os desejos humanos, em suas mais diversas manifestações, apontam para o fundamental desejo de plenitude em Deus. Em um primeiro momento, apontaremos como o homem hodierno passa por uma profunda crise no sentido de encontrar um caminho que responda verdadeiramente esta inquietação antropológica por plenitude. Na tentativa de preencher-se os homens têm se empenhado em trazer para o centro das atenções os desejos secundários, subordinando aos mais fundamentais o lugar de esquecimento. Seguindo, trata-se da colaboração da visão antropocêntrica para a potencialização do esvaziamento, uma vez que se tenta encontrar no homem aquilo que somente Deus pode suprir. Em um próximo passo, apresenta-se uma reflexão a respeito do modo que pensamos ser mais adequado para iniciar uma relação profunda e verdadeira com Deus, resposta para os desejos que vínhamos tratando: nossa humanidade como ela é. Sem idealizações e nem ilusões secundárias. No ocaso do trabalho refletiremos sobre a relação que há na busca absurdamente intensa de sentido que os jovens enfrentam e o desejo por Deus. Sem dúvida, há um grande problema de linguagem, dado que não se consegue comunicar o Evangelho a quem parece estar mais sedento dele.
Riferimenti bibliografici
AGOSTINHO DE HIPONA, Santo. Confissões. Dois Irmãos/RS: Minha Biblioteca Católica, 2018.
BÍBLIA. Português. A Bíblia de Jerusalém. 8. ed. São Paulo: Paulus, 2002.
CARVALHO, Humberto Robson de; GIL, Paulo Cesar. Iniciação à vida Cristã e pedagogia catecumenal. São Paulo: Paulus, 2019.
CIRILO DE JERUSALÉM, São. Catequeses mistagógicas. Petrópolis: Vozes, 2020.
DOLIVEIRA, Matheus. 75% dos brasileiros usam streamings todos os dias. Disponível em: https://exame.com/casual/75-dos-brasileiros-usam-streamings-todos-os-dias/. Acesso em: 15 jun. 2022.
FERGUSON, Everett. História da Igreja: dos dias de Cristo à Pré-Reforma. Rio de Janeiro: Acadêmico, 2018.
HAN, Byung-Chul. Sociedade da transparência. Petrópolis: Vozes, 2017.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Filosofia do direito. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
LUFKIN, Bryan. Novas gerações são mais frágeis e mimadas? Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-60608618. Acesso em: 15 jun. 2022.
MAZZINGHI, Luca. História de Israel: das origens ao período Romano. Petrópolis: Vozes, 2017.
PLATÃO. O Banquete. Pará de Minas/MG: Virtualbooks, 2003.
PONTIFÍCIO CONSELHO PARA A PROMOÇÃO DA NOVA EVANGELIZAÇÃO. Diretório para a Catequese. São Paulo: Paulus, 2020.
RCC BRASIL. Jesus no litoral. Disponível em: http://rccjovem.com.br/jesus-no-litoral/. Acesso em: 25 jun. 2022.
SECULARIZAÇÃO. In: FERGUSON, Sinclair B. Novo dicionário de Teologia. São Paulo: Hagnos, 2009.
VATICANO II, Concílio Ecumênico. Constituição Dogmática Dei Verbum. Disponível em: https://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/ documents/vat-ii_const_19651118_dei-verbum_po.html. Acesso em: 10 jun. 2022.
VATICANO II, Concílio Ecumênico. Constituição Pastoral Gaudium et Spes. Disponível em: https://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/ documents/vat-ii_const _ 19651207_gaudium-et-spes_po.html. Acesso em: 29 jun. 2022.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Matheus Aurélio Bernardi, Leomar Antônio Brustolin
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.