BREVES REFLEXÕES SOBRE ARTE, AUFKLÄRUNG E MÚSICA EM ALGUNS ESCRITOS DE THEODOR W. ADORNO
Palabras clave:
Arte, Música, Esclarecimento, AdornoResumen
Este ensaio tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre arte, esclarecimento e música a partir de alguns escritos de Theodor Ludwig Wiesengrund-Adorno. Procuraremos inicialmente ver como o pensamento crítico e social do autor está amalgamado a questões centrais ligadas à arte e ao esclarecimento. Ver-se-á que essa questão não está colocada de uma maneira meramente geral e, nesse sentido, ser-nos-á fundamental observar como a música, elemento de grande importância na teoria adorniana, entra nesse cenário. Ao final do ensaio, tenta-se tecer algumas reflexões acerca da necessidade bastante crucial, sob a perspectiva de Adorno, de se colocar criticamente diante do mundo, a fim de escapar da irreflexão, um sintoma e, paradoxalmente, uma devida metonímia do esclarecimento que marca alguns âmbitos de nossa época.
Citas
ADORNO, Theodor. Dialética negativa. Trad. de Marco Antonio Casanova. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
______. Educação e emancipação. Trad. de Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1995.
______. Filosofia da nova música. Trad. de Magda França. São Paulo: Editora Perspectiva, 1974.
______. Introdução à sociologia da música. Trad. de Fernando R. M. Barros. São Paulo: Editora Unesp, 2011a.
______. Prismas. Trad. de Augustin Wernet e Jorge M. B. Almeida. São Paulo: Editora Ática, 1998.
______. Teoria estética. Trad. de Artur Morão. Coimbra: Edições 70, 2011b.
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Trad. de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. 19ª edição. Trad. de Vera da Costa e Silva et al. Rio de Janeiro: Ed. José Olympio, 2005.
JUNG, Carl Gustav. Chegando ao inconsciente. In: O homem e seus símbolos. Org. Carl G. Jung. Trad. de Maria Lúcia Pinho. Rio de Janeiro: Harper Collins Brasil, 2016.
KANT, Immanuel. Crítica da faculdade do juízo. Trad. de Valério Rohden e António Marques. 2ª edição. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
MAAR, Wolfgang Leo. À guisa de introdução: Adorno e a experiência formativa. In: ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. Trad. de Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1995.
MENEZES, FLO. Apresentação à edição brasileira: Adorno e o paradoxo da música radical. In: ADORNO, Theodor. Introdução à sociologia da música. Trad. de Fernando R. M. Barros. São Paulo: Editora Unesp, 2011a.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2024-05-14 (2)
- 2024-05-14 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Paola Nunes de Souza
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.