UMA ANÁLISE DA FILOSOFIA EXISTENCIAL DE SØREN KIERKEGAARD
Palabras clave:
Indivíduo, Liberdade, Søren Kierkegaard, TranscendenteResumen
O presente artigo busca investigar o pensamento do filósofo dinamarquês Søren Kierkegaard, reconhecido por muitos com o pai do existencialismo contemporâneo. Na primeira parte do texto, analisa-se a origem do conceito de angústia, o qual se encontra relacionado com a liberdade individual e com a constante possibilidade de escolha entre o imanente e o transcendente. Na sequência, apresenta-se o fundamento de cada estádio de desenvolvimento existencial do ser humano, que segundo Kierkegaard são três: o estádio estético, ético e religioso. Nesse sentido, apresenta-se a figura de Abraão, o cavaleiro da fé, como exemplo de existência fundada na transcendência e na confiança em Deus. Por fim, descreve-se o processo existencial de transição para o estádio religioso, o que exige de o ser humano ultrapassar as regras morais e superar a racionalidade, de modo a dar um salto de fé rumo ao absoluto.
Citas
BÍBLIA. Português. Bíblia do Peregrino. 3. ed. São Paulo: Paulus: 2011.
COLLINS, James. El pensamento de Kierkegaard. Traducción de: Elena Landázuri. México: Fondo de Cultura Económica, 1958.
FARAGO, France. Compreender Kierkegaard. Tradução de: Ephraim F. Alves. Petrópolis: Vozes, 2006.
GARAVENTA, Roberto. Søren Kierkegaard: uma fenomenologia da angústia. Sacrilegens, [S. l.], v. 8, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/article/view/26494. Acesso em: 2 out. 2021.
GARDINER, Patrick. Kierkegaard. Tradução de: Antonio Carlos Vilela. São Paulo: Loyola, 2001.
KIERKEGAARD, Søren. Desespero humano (doença até a morte). Tradução de Adolfo Casais Monteiro. Tradução de: Adolfo Casais Monteiro. 3. ed. Porto: Tavares Martins, 1952.
KIERKEGAARD, Søren. O conceito de angústia. Tradução de: Álvaro Luiz Montenegro Valls. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
KIERKEGAARD, Søren. Migalhas filosóficas: Um bocadinho de filosofia de João Clímacus. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. ISBN 85.326.1407-8.
KIERKEGAARD, Søren. Temor e tremor. 3. ed. Lisboa: Guimarães Editora, 1998.
SANTOS, Rômulo Gomes dos. Reflexão sobre os estádios existenciais em Søren Kierkegaard. Guairacá Revista de Filosofia, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 95-116, 2017. Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/guaiaraca/article/view/5065/3469. Acesso em: 2 out. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 DOUGLAS ORBEN
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.