Sobre la revista
FOCO E ESCOPO
Missão
A Frontistés - Revista Eletrônica de Filosofia e Teologia em como Missão divulgar conteúdos oriundos das pesquisas dos acadêmicos de graduação e pós-graduação dos Cursos de Filosofia e Teologia da Facudade Palotina e de outras Instituições de Ensino Superior, com ou sem a coautoria de um professor, objetivando contribuir no debate e no aprofundamento das temáticas próprias à natureza dos referidos Cursos e, assim, constituir-se num instrumento que possibilita a qualificação acadêmica dos estudantes e dos pesquisadores da área, bem como ser um veículo de diálogo com a sociedade.
Periodicidade
Publicação de sumário único semestral.
Acesso Livre
Esta Revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Não é cobrado nenhuma taxa para cadastro ou processamento de artigos.
Processo de Avaliação
O processo de avaliação é realizado por meio de Pares Cega. Por isso, a identificação de autoria dos trabalhos será removida do arquivo que será encaminhado ao Parecerista, garantindo assim o critério de sigilo da Revista.
Fluxo de Avaliação
O fluxo de avaliação dos artigos submetidos à Frontistés - Revista Eletrônica de Filosofia e Teologia passam pelas seguintes etapas:
- 1ª Etapa: Submissão dos originais através da Plataforma SEER
Os originais deverão seguir as normas expressas nas Normas Editorias. É necessário cadastrar-se no sistema como autor.
- 2ª Etapa: Processo de triagem
Após a submissão, os originais passam por um processo de avaliação interna realizada pelo Editor Executivo em conjunto com a Comissão Editorial, que analisa: a adequação dos trabalhos segundo a linha editorial da Revista, sua adequação ao escopo, aspectos como contribuição e ineditismo do texto (se o trabalho não está publicado em nenhuma outra plataforma), o atendimento das normas de submissão expressas em Normas Editoriais, bem como as normas adotadas para a padronização dos artigos (ABNT, NBR).
Caso o artigo não esteja em acordo com algum desses critérios, será solicitado ao autor efetuar as alterações necessárias antes de ser encaminhado para a próxima etapa, realizada na avaliação por pares. Somente esta última avaliação definirá a aprovação ou a recusa do artigo.
- 3ª Etapa: Avaliação por pares (Sistema Double Blind Review)
Os originais selecionados no processo de triagem são encaminhados para a apreciação de dois avaliadores pareceristas, integrantes da Comissão Científica, conforme o sistema Double Blind Review. Os critérios para a avaliação dos artigos levam em conta relevância do tema, originalidade da contribuição nas áreas temáticas da Revista, clareza do texto, adequação da bibliografia, estruturação e desenvolvimento teórico, metodologia utilizada, conclusões e contribuição oferecida para o conhecimento da área. Nesta etapa, poderão ser aprovados com restrições ou reprovados. Em caso de pareceres contraditórios o texto será encaminhado para um terceiro avaliador. A Revista propõe aos avaliadores a elaboração dos pareceres em até 15 dias.
- 4ª Etapa: Contato com os autores para possíveis alterações no texto com parecer de decisão editorial a respeito da aprovação ou reprovação do artigo.
Normas para Avaliação
Com o processo de Avaliação por pares (Sistema Double Blind Review), a Frontistés - Revista Eletrônica de Filosofia e Teologia se compromete na remoção dos dados de autoria dos trabalhos enviados aos pareceristas, garantindo o critério de sigilo da revista.
Arquivamento
Esta Revista utiliza o sistema CLOCKSS e LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.
Licença de Uso
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.