Archivio
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I Congresso Internacional de Educação
2005Quando a criança chega na escola, ela traz consigo experiências, atitudes, valores e hábitos de linguagem que constituem e refletem a cultura de sua família e de seu meio social.
A contemporaneidade traz suscita questões que, embora já estivessem presentes na vida da sociedade, hoje tomam novas dimensões, exigindo da família e escola, novos encaminhamentos. Desta forma, a escola como segmento social, deve tomar para si a responsabilidade de vincular a complexidade da vida social em seu currículo, através da inclusão dos temas de relevância.
Por estes aspectos foi tomada a iniciativa de organizar o I Congresso Internacional de Educação: Educação humanizadora X sociedade globalizada, visando oportunizar um encontro de educadores com a possibilidade de debater ideias, expor angústias, discutir e analisar temas.
Desta forma, rompendo com conceitos pré-determinados de uma sociedade globalizada e manipuladora, buscando assim, uma prática que leve a uma educação mais humana, tendo a possibilidade de resgatar os valores e a coerência da prática escolar com os objetivos a que se propõe.
Os textos apresentados foram publicados somente em edição impressa.
Ver: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCACAO, 1, 13-16 abr. 2005, Santa Maria. Anais do I Congresso Internacional de Educação: educação humanizadora X sociedade globalizada. Santa Maria: [s.n.], 2005. 84 p.
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II Congresso Internacional de Educação
2007A sociedade pós-moderna propõe uma substituição dos valores perenes por uma desumanização, caracterizada pela ganância, o egoísmo, a efemeridade e a violência, sintomas evidenciados principalmente na ação dos jovens que insistem em trilharem caminhos na contramão dos caminhos propostos pelas instituições sociais. Por isso, acredita-se em uma educação humanizadora na qual o processo educacional é entendido como um todo, priorizando valores éticos, morais e religiosos. Optar pelo caminho da humanização nos compromete com uma educação diferenciada, com seres humanos conscientes de seu papel em construir uma sociedade na coletividade.
Nesse sentido, o II Congresso Internacional de Educação: Educação humanizadora na sociedade globalizada - Enfoque na violência social, buscar reafirmar a necessidade de se propor reflexões, análises e debates para compreender a realidade da educação frente aos desafios da sociedade contemporânea. Diante desse entendimento dos desafios, buscam-se propostas e projetos de uma educação humanizadora e comprometida com uma nova forma de viver e agir em sociedade, que esteja em consonância com as diretrizes norteadoras do processo ensino/aprendizagem estabelecido pela Organização das Nações Unidas (UNESCO), ou seja, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
Numa concepção de educação humanizadora nãos e deve descuidar daquilo que é imprescindível no processo educacional como um todo, a saber, a necessidade de desenvolver a dimensão social do ser humano para a construção da cidadania. Somos seres pautados na linguagem e por isso necessitamos trabalhar com valores como a discussão (ou diálogo), o respeito à dignidade ética da palavra e às diferenças, a compaixão, a solidariedade, o reconhecimento, etc.
Somente assim, trabalhando na efetivação de instrumentos de compreensão e intervenção na realidade em que vivemos, poderemos contribuir para a redução da violência social em todos os níveis da vida humana.
Os textos apresentados foram publicados somente em edição impressa.
Ver: Henz, Celso Ilgo (Org.); Rossato, Ricardo (Org.). Educação humanizadora na sociedade globalizada. Santa Maria: Biblos, 2007. 224 p. ISBN: 978-85-89174-34-3.
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III Congresso Internacional de Educação
2009Vivemos em uma sociedade individualista marcada por desigualdades, egoísmo, exploração, desrespeito com o diferente; uma sociedade onde impera a lei do 'mais forte', onde poucos conseguem sobreviver dentro dessa lógica capitalista e neoliberal.
A própria cultura da sociedade capitalista perpetuou e perpetua ao longo da história uma trajetória de dominações, explorações, discriminações, imposição, desvalorização das diversidades, propagando a idéia de que o 'diverso, o diferente' é ruim, resquícios estes que foram se impregnando ao longo do tempo e sendo repassadas de gerações para gerações.
Assim, o outro não é visto como legítimo outro e nem como potencial de ajuda, mas como um adversário que precisa ser explorado e dominado num espaço onde só há lugar para alguns, desvalorizando sua individualidade.
Entretanto, tudo o que é humano é aprendido; somos seres de relações e por isso precisamos (re)aprender o respeito à dignidade ética da pessoa humana e às suas diferenças; (re)aprender a compaixão, a solidariedade, o reconhecimento, o diálogo, etc. Toda a aprendizagem implica diálogo dos homens entre si e com o mundo “e nós só aprendemos se aceitamos que o diferente está no outro; do contrário, não há diálogo, por exemplo. O diálogo só existe quando aceitamos que o outro é diferente e pode nos dizer algo que não conhecemos”. (FREIRE, 2002, p. 36).
Neste sentido, é que propomos a realização do III Congresso Internacional de Educação: Educação Humanizadora e os desafios da diversidade, a fim de dialogarmos, problematizarmos, refletirmos, partilharmos experiências que envolvam às diversidades cada vez mais presentes em nossa sociedade e, consequentemente, no ambiente educativo. Trabalhar, respeitar e valorizar essas diversidades se constitui em desafios para uma educação comprometida e engajada com a humanização de todos.
Os textos apresentados foram publicados somente em edição impressa.
Ver: Henz, Celso Ilgo (Org.); Rossato, Ricardo (Org.); Barcelos, Valdo Hermes de Lima (Org.). Educação humanizadora e os desafios da diversidade. Santa Cruz do Sul, RS : EDUNISC, 2009. 200 p. ISBN: 978-85-75782-31-6.