2005: I Congresso Internacional de Educação

Quando a criança chega na escola, ela traz consigo experiências, atitudes, valores e hábitos de linguagem que constituem e refletem a cultura de sua família e de seu meio social.
A contemporaneidade traz suscita questões que, embora já estivessem presentes na vida da sociedade, hoje tomam novas dimensões, exigindo da família e escola, novos encaminhamentos. Desta forma, a escola como segmento social, deve tomar para si a responsabilidade de vincular a complexidade da vida social em seu currículo, através da inclusão dos temas de relevância.
Por estes aspectos foi tomada a iniciativa de organizar o I Congresso Internacional de Educação: Educação humanizadora X sociedade globalizada, visando oportunizar um encontro de educadores com a possibilidade de debater ideias, expor angústias, discutir e analisar temas.
Desta forma, rompendo com conceitos pré-determinados de uma sociedade globalizada e manipuladora, buscando assim, uma prática que leve a uma educação mais humana, tendo a possibilidade de resgatar os valores e a coerência da prática escolar com os objetivos a que se propõe.
Os textos apresentados foram publicados somente em edição impressa.
Ver: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCACAO, 1, 13-16 abr. 2005, Santa Maria. Anais do I Congresso Internacional de Educação: educação humanizadora X sociedade globalizada. Santa Maria: [s.n.], 2005. 84 p.