O PONTIFICADO DE BONIFÁCIO VIII

Autores

  • Douglas Kaefer Klug FAPAS

Palavras-chave:

Palavras-chave: Bonifácio VIII. Igreja. Estado. Filipe IV.

Resumo

O presente artigo apresenta a vida, mas, sobretudo, o pontificado do Papa Bonifácio VIII. Bento Gaetani, de nome civil, esteve sempre em sintonia com as relações entre Igreja e Estado. A afinidade entre os poderes espiritual e temporal era uma dinâmica que apresentava sinais de enfraquecimento, ocasionando vários desentendimentos e conflitos entre ele e, principalmente, com Filipe, o Belo. Era visível o desinteresse do rei da França em relação ao papa, pois tudo aquilo que Bonifácio orientava, ele desconsiderava. Para Filipe, em seu território, ele era o superior, e acima dele só se encontrava Deus. Bonifácio ainda entra em conflito com outras personalidades de seu tempo, pois exigia supremacia diante de todo o mundo. As duas espadas de poder, espiritual e temporal, o papa expressava que deveriam estar sob o seu comando. A partir destas realidades e desse contexto, surgem algumas bulas importantes de autoria de Bonifácio VIII, entre elas, a célebre Unam Sanctam, decretando que fora da Igreja não se alcança a salvação.

Referências

BIHLMEYER, Karl; TUECHLE, Hermann. História da Igreja: Idade Média. São Paulo: Paulinas, 1964. v. 2.

FERGUSON, Everett. História da Igreja: dos dias de Cristo à Pré-reforma. Rio de Janeiro: Central Gospel, 2017. v. 1.

LLORCA, B; VILLOSLADA, R. Garcia; MONTALBAN, F. J. Historia de la Iglesia Catolica: Edad Media (800-1303). 2. ed. Madrid: Biblioteca de autores cristianos, 1958. v. 2.

REYNOLDS, Barbara. Dante. Tradução de Maria de Fátima Siqueira de Madureira Marques. Rio de Janeiro: Record, 2011.

ROMAG, Frei Dagoberto; Compêndio de História da Igreja: Idade Média. Petrópolis: Vozes, 1950. v. 2.

ROPS, Daniel. A Igreja das Catedrais e das Cruzadas. São Paulo: Quadrante, 1993.

SHELLEY, Bruce L. História do cristianismo: uma obra completa e atual sobre a trajetória da igreja cristã desde as origens até o século XXI. Tradução de Giuliana Niedhardt. 1. ed. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2018.

SILVA, Felipe Gustavo Soares da; COSTA, Marcos Roberto Nunes. A bula Unam Sanctam de Bonifácio VIII no contexto da disputa pelo poder político no final da idade média. Argumentos, Revista de Filosofia. Fortaleza, v. 10, n. 20, p. 141-151, jul./dez. 2018.

SILVA, Matheus Maciel de Oliveira. O poeta e o papa: representações de Bonifácio VIII na obra de Dante Alighieri. 2019. 43 f. Monografia em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade de Brasília, Brasília.

SOUZA, José Antônio de C. R. de; BARBOSA, João Morais. O Reino de Deus e o Reino dos Homens: As relações entre os poderes espiritual e temporal na Baixa Idade Média (da Reforma Gregoriana a João Quidort). Porto Alegre: EDIPUCRS, 1997.

STREFLING, Sérgio Ricardo. A disputa entre o papa Bonifácio VIII e o Rei Filipe IV no final do século XIII. Teocomunicação. Porto Alegre, v. 37, n. 158, p. 525-526, dez. 2007.

Downloads

Publicado

2022-09-15

Como Citar

KAEFER KLUG, D. O PONTIFICADO DE BONIFÁCIO VIII. Frontistés - Revista Eletrônica de Filosofia e Teologia, [S. l.], v. 16, n. 29, 2022. Disponível em: http://revistas.fapas.edu.br/index.php/frontistes/article/view/80. Acesso em: 29 mar. 2024.