A RACIONALIDADE DE CRER EM DEUS PARA ALVIN PLANTINGA

Autores

  • Cristina Nunes FAPAS
  • Carlos Evandro de Freita FAPAS

Palavras-chave:

Alvin Plantinga. Crença teísta. Aval. Racionalidade.

Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar a concepção do filósofo analítico Alvin Plantinga sobre a racionalidade de crer em Deus. Tal tema tem sido de grande relevância ao longo da história da filosofia, despertando vários pontos de divergências e possibilidades de respostas. Nesse sentido, Plantinga apresenta uma resposta à concepção de que é irracional crer em Deus e que não há uma justificativa para se ter tal crença. Sendo assim, apresenta uma proposta de que as crenças teístas estão avalizadas racionalmente e, se verdadeiras, são conhecimento. Dessa forma, a discussão sobre a racionalidade para crer em Deus é apresentada mediante o modelo de Tomás de Aquino e Calvino. Portanto, Plantinga considera que os autores da modernidade, como Descartes e Locke, trouxeram contribuições para a discussão referente às crenças teístas, mas que o funcionalismo clássico não dá conta de apresentar uma resposta satisfatória para esse debate filosófico, necessitando do conceito de aval (warrant) para a compreensão adequada sobre a garantia de se crer em Deus. 

Referências

CARVALHO, Guilherme. A “basicalidade’ de crer em Deus segundo Alvin Plantinga: uma apresentação. Horizonte; Belo Horizonte, v. 4, n.8, jun 2006. P 97-113.

DESCARTES, René. Meditações sobre Filosofia Primeira. Tradução de Fausto Castilho. São Paulo: Editora da UNICAMP, 2004.

ETCHEVERRY, K. Internalismo e justificação epistêmica não inferencial. Revista Veritas, PUC-RS, 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/veritas/article/view/20224. Acesso em: 09 set. 2020.

MURCHO, Desidério (org.). A Ética da crença: Plantinga, Willian James e Clifford. São Paulo: Editorial Bizâncio, 2016

MULLER, Felipe; PICH, Roberto. Apresentação e uma nota sobre Alvin Plantinga. In: Veritas; Porto Alegre, v. 56, maio/ago 2011. p- 5-17.

PLANTINGA, Alvin. Conhecimento e crença cristã. Tradução de Sérgio Ricardo Neves de Miranda. Brasilia-DF: Academia Monergista, 2016.

PLANTINGA, Alvin. Crença cristã avalizada. Tradução de Desidério Murcho. São Paulo: Vida Nova, 2018.

PLANTINGA, Alvin. Deus, a liberdade e o mal. Tradução de Desidério Murcho. São Paulo: Vida Nova, 2012.

PINHEIRO, Maurício. Experiência Religiosa e Garantia da Crença na Existência de Deus em Alvin Plantinga. In: Numen: revista de estudos e pesquisa da religião, Juiz de Fora, v. 9, n. 1, 2006, p. 93-110. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/numen/article/view/21599. Acesso em: 11 ago. 2020.

Downloads

Publicado

2022-03-21

Como Citar

NUNES, C.; DE FREITA, C. E. A RACIONALIDADE DE CRER EM DEUS PARA ALVIN PLANTINGA. Frontistés - Revista Eletrônica de Filosofia e Teologia, [S. l.], v. 15, n. 27, 2022. Disponível em: http://revistas.fapas.edu.br/index.php/frontistes/article/view/64. Acesso em: 29 mar. 2024.