A ABORDAGEM ECLESIAL DA QUESTÃO DA HOMOAFETIVIDADE NA HISTÓRIA DA DOUTRINA DA IGREJA CATÓLICA: UMA LEITURA À LUZ DE PRINCIPAIS DOCUMENTOS OFICIAS

Autores

  • Mussá Maria Coss FAPAS

Palavras-chave:

Igreja. Cultura. Homossexualidade. Consciência Moral. Preconceitos

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar que a abordagem histórica e evolutiva da homossexualidade registrada nas diversas culturas ao longo da história do homem, é ainda de extrema importância nos dias de hoje. A Igreja precisa de pessoas que sejam capazes de oferecer uma resposta que vá ao encontro dos desafios e atualizações do homem do nosso tempo. Dado que este tema é abordado em diferentes campos de estudo nas diversas academias, o artigo busca expor a visão atual do Magistério expondo como foi abordado este tema ao longo da história. Por isso, os dados aqui contemplados nos desafiarão a refletir sobre a nossa concepção como indivíduos singulares e a posição que a Igreja toma quanto a homoafetividade. Trata-se de um artigo que vai interpelar a consciência moral de quem se propõe a fazer uma leitura livre de preconceitos e julgamentos, pois não se trata de diretrizes a serem estabelecidas, mas uma reflexão que brota dos pronunciamentos do Magistério ao longo da história e da visão oferecida pelo Papa Francisco e por alguns teólogos dos nossos dias.

Referências

AGOSTINHO. Confissões. Dois Irmãos: Editora Biblioteca Católica, 2018.

BARKER, Ernest. (org.) Social and Political thoght in Byzantium. Oxford: Clarendon, 1957.

BUENO, Felipe S. Entre o rigorismo moral e a flexibilidade pneumatológica: A formação sacerdotal segundo Francisco. In: ZACHARIAS, Ronaldo; MILLEN, Maria Inês de Castro. (Org.). A Moral do Papa Francisco: Um projeto a partir dos descartados. Aparecida: Editora Santuário, 2020.

CATECISMO da Igreja Católica. Petrópolis: Vozes, 1993.

COMISSÃO TEOLÓGOCA INTERNACIONAL. Em busca de uma ética Natural, Novo olhar sobre a Lei Natural. São Paulo: Paulus, 2009.

CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ. Carta aos bispos da Igreja Católica sobre o atendimento pastoral das pessoas homossexuais, de 1º de outubro de 1986. Disponível em:

<http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_19861001_homosexual-persons_po.html> . Acesso em 19 de Agosto de 2019.

CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ, considerações sobre os projetos de reconhecimento legal das uniões entre pessoas homossexuais, de 3 de junho de 2003. Disponível em: <http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_20030731_homosexual-unions_po.html> . Acesso em 09de setembro de 2019.

CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA Instrução sobre os critérios de discernimento vocacional acerca das pessoas com tendências homossexuais e da sua admissão ao seminário e às ordens sacras, de 4 de novembro de 2005. Disponível em: <https://www.pucsp.br/rever/rv1_2006/t_cnbb.htm> . Acesso em 19 de otubro de 2019.

CONSELHO PONTIFÍCIO PARA A FAMÍLIA, sexualidade humana: verdade e significado, orientações educativas em família. Disponível em: <http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/family/documents/rc_pc_family_doc_08121995_human-sexuality_po.html> .Acesso em 08 de setembro de 2019.

FRANCISCO, Papa. Amoris Laetitia. Exortação Apostólica Pós-Sinodal sobre o amor na família. São Paulo: Loyola, 2016.

FRANCISCO, Papa. Evangelii Gaudium. Exortação Apostólica sobre o anúncio do Evangelho no mundo atua. São Paulo: Paulus, 2013.

GOMES, Adelino; TRASFERETTI José. HOMOSSEXUALIDADE: Orientações formativas e pastorais. São Paulo: Paulus, 2011.

HÄRING, Bernhard. Moral Personalilista. São Paulo: Edições Paulinas, 1974.

JÕAO XXII, Papa. Discurso na abertura solene do ss. Concílio, de 11 de Outubro de 1962. Disponível em: <http://www.vatican.va/content/john-xxiii/pt/speeches/1962/documents/hf_j-xxiii_spe_19621011_opening-council.html>. Acesso em 11 de outubro de 2020.

LASSO, Pablo; VIDAL, Marciano; GAFO, Javier; FERNANDEZ-MARTOS, José Maria. Homossexualidade: Ciência e consciência. São Paulo: Edições Loyola, 1985.

LONERGAN, Bernard. Método em Teologia. São Paulo, É Realizações Editora, 2012.

MARROU, Henri-Irénéé. História de Educação na Antiguidade. São Paulo: Editora Usp, 1973.

MIRKES, Sr. Renee; WISCONSIN, Waukesha. Science, Homosexuality, and the Church. Ethics & Medics: A Catholic perspective on moral issues in the Health na Life sciences. Braintree, vol. 17, n. 6, junho de 1992. p. 1-3. Disponível em <https://www.popepaulvi.com/PDF/SrReneeArticles/EM-Science_Homosexuality_and_the_Church.pdf>. Acesso aos 01 de julho de 2021.

MOSER, Antônio. O enigma da Esfinge: a sexualidade. 2a. edição. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.

ORDUÑA, Rincon; BARTRES, G. Mora; AZPITARTE, E. Lopez. Práxis Cristã: Moral fundamental. Vol I. São Paulo: Edições Paulinas, 1983.

PONTIFÍCIA COMISSÃO BÍBLICA. Che cosa è l’uomo?: un itinerario di antropologia bilica. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 2019.

TRASFERETTI, José A. A Lógica inclusiva do Evangelho: Renovada esperança para a comunidade LGBT+. In: ZACHARIAS, Ronaldo; MILLEN, Maria Inês de Castro. (Org.). A Moral do Papa Francisco: Um projeto a partir dos descartados. Aparecida: Editora Santuário, 2020.

STEAKLEY, James D.; WOLFF, Charlote. Love between women and love between men: Intervew with Charlotte Wolf. Spring-Summer, 1981.

VIDAL, Marciano. Moral Cristã em tempos de relativismo e fundamentalismos. Aparecida-SP: Editora Santuário, 2007.

ZACHARIAS, Ronaldo. Repensando a moral sexual: uma leitura da sexualidade à luz dos fundamentos da moralidade propostos por Francisco. In: ZACHARIAS, Ronaldo; MILLEN, Maria Inês de Castro. (Org.). A Moral do Papa Francisco: Um projeto a partir dos descartados. Aparecida: Editora Santuário, 2020.

Downloads

Publicado

2021-11-05

Como Citar

COSS, M. M. A ABORDAGEM ECLESIAL DA QUESTÃO DA HOMOAFETIVIDADE NA HISTÓRIA DA DOUTRINA DA IGREJA CATÓLICA: UMA LEITURA À LUZ DE PRINCIPAIS DOCUMENTOS OFICIAS. Frontistés - Revista Eletrônica de Filosofia e Teologia, [S. l.], v. 13, n. 24, 2021. Disponível em: http://revistas.fapas.edu.br/index.php/frontistes/article/view/36. Acesso em: 18 abr. 2024.