O SILÊNCIO PERANTE O MÍSTICO

ATITUDE FILOSÓFICA-EXISTENCIAL HUMANA NO TRACTATUS DE WITTGENSTEIN

Autores

  • Willian José Nunes Fapas

Palavras-chave:

Wittgenstein, Tractatus, Dizer, Mostrar, Silêncio

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar a valorização do silêncio enquanto atitude rigorosamente filosófica e puramente humana frente ao místico. Uma vez que é utilizado como base a obra Tractatus logico-philosophicus de Wittgenstein, põem-se em análise o que se pode dizer e o que somente se pode mostrar, sendo que nesse último tanto os pensamentos quanto as conclusões científicas são incapazes de dar algum sentido. O problema surge na própria atitude do ser humano frente às questões que estão para além da capacidade de pensar, que estão fora do mundo, sendo que procurar explicar o indizível é já um erro lógico do qual o próprio Wittgenstein acusa. Deparando-se com o místico, a atitude mais aceitável é o silêncio, não somente no dizer, mas também no pensar e representar, ela acaba por ser a atitude mais correta por oportunizar o vislumbre do que é mostrado e, de alguma forma, este vislumbre responde às questões mais íntimas da humanidade.

Referências

AGNOL, Darlei Dall. Ética e linguagem: uma introdução ao Tractatus de Wittgenstein. Florianópolis: UFSC, 1995.

CHAUVIRÉ, Christiane. Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1991.

MARTÍNEZ, Horácio. Subjetividade e silêncio no Tractatus de Wittgenstein. Cascavel: Edunioeste, 2001.

MENDES, Rudimar. Da ética do indizível à função do silêncio no Tractatus logico-philosophicus de Wittgenstein. 2007. (Dissertação) – Unisinos, São Leopoldo.

MORENO, Arley. Wittgenstein: os labirintos da linguagem. São Paulo: Moderna, 2000.

PINTO, O Tractatus de Wittgenstein como obra de iniciação. Revista Filosofia Unisinos, v. 5, n. 8, p. 81-121, 2004.

PINTO, Paulo Roberto Margutti. Iniciação ao silêncio: análise do Tractatus de Wittgenstein. São Paulo: Edições Loyola, 1998.

SANTOS, Vinicius de Faria dos. Entre o dizer e o mostrar: Wittgenstein sobre a ética e os valores. Revista Princípios, Natal, v. 22, n. 39, p. 93-119, set./dez. 2015.

SILVA, Thiago Radünz da. As fronteiras do silêncio em Wittgenstein: a ética e a estética no Tractatus. 2021. (Monografia), Passo Fundo.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Conferência sobre ética. In: AGNOL, Darlei Dall. Ética e linguagem: uma introdução ao Tractatus de Wittgenstein. Florianópolis: UFSC, 1995.

______. Tractatus logico-philosophicus. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.

ZILLES, Urbano. O racional e o místico em Wittgenstein. Porto Alegre: Edipucrs, 2001.

Downloads

Publicado

2024-03-04

Como Citar

NUNES, W. J. O SILÊNCIO PERANTE O MÍSTICO: ATITUDE FILOSÓFICA-EXISTENCIAL HUMANA NO TRACTATUS DE WITTGENSTEIN. Frontistés - Revista Eletrônica de Filosofia e Teologia, [S. l.], v. 17, n. 31, 2024. Disponível em: http://revistas.fapas.edu.br/index.php/frontistes/article/view/113. Acesso em: 29 abr. 2024.