EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE E A SOCIALIZAÇÃO

PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO EM JULIUS KAMBARAGE NYERERE E JOHN DEWEY

Autores

  • Mussá Maria Cossa FAPAS

Palavras-chave:

Autossustentabilidade. Filosofia de Educação. Julius Nyerere. John Dewey.

Resumo

A maioria dos pensadores e filósofos da educação concorda que o aprendizado pode também ser visto como um processo que reúne experiências e influências culturais, políticas e sociais, com intuito de enriquecer os conhecimentos,
habilidades, atitudes e valores éticos para a edificação de uma sociedade justa e humanizadora. Baseados nessa convicção, muitos dos autores, dentre eles, Julius Nyerere e John Dewey, apresentaram a partir dos seus problemas políticos, culturais e sociais, métodos e teorias educacionais para responder aos problemas que afetavam o desenvolvimento de suas sociedades. Nyerere viu a educação para autossustentabilidade como possibilidade de resposta para as necessidades da recém-constituída República Unida da Tanzânia. Dewey, por sua vez, acredita que
em virtude da educação ser uma construção social, o currículo estabelecido pelo sistema de educação, além de oferecer habilidades e técnicas profissionais, é também desafiado a ser capaz de humanizar e tornar os seus educandos peritos em construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

Referências

ALVES, Ruben. Por uma educação romântica. Campinas: Papirus, 2002.

BIESTA, Gert. Of all affairs, communication is the most wonderful: the communicative turn in Dewey’s democracy and education. In: HANSEN, David (Ed.). John Dewey and our educational prospect: a critical engagement with Dewey’s democracy and educationp. New York: State University of New York Press, 2006. p. 23-37.

DEWEY, John. My pedagogical creed: the demands of sociology upon pedagogy. New York: E.L Kellogg& C.O, 1897.

______. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. São Paulo: Editora Nacional, 1979.

______. Experiência e educação. São Paulo: Editora Nacional, 1979a.

FULLAN, Michael; QUINN, Joanne. Coerência: os direcionadores corretos para transformer a Educação. Porto Alegre: Penso, 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra Ltda, 2011.

GARRISON, Jim; NEUBERT, Stefan; REICH, Kersten. John Dewey’s philosophy of education: an introduction and recontextualization for our times. New York: Palgrave Macmillan, 2012.

HICKMAN, Larry A. Socialization, social efficiency, and social control: putting pragmatism to work. In: HANSEN, David (Ed.). John Dewey and our educational prospect: a critical engagement with Dewey’s Democracy and Educationp. New York: State University of New York Press, 2006. p. 67-79.

KOCHALUMCHUVATTIL, Thomas. (Ed.). Essays on contemporary issues in African philosophy: aquinas philosophical symposium papers. Bengaluru: Asian Trading Corporation, v. 1, 2016.

NYAKI, Casimir. Nyerere’s education for self-reliance. In: KOCHALUMCHUVATTIL, Thomas. (Ed.). Essays on contemporary issues in African philosophy: aquinas philosophical symposium papers. Bengaluru: Asian Trading Corporation, 2016. v. 1, 2016.

MINTZ, Avi I. Dewey on educational aims. In: PETERS, Michael A. (Ed.). Encyclopedia of educational philosophy and theory. Singapore: Springer, 2018. p. 489-493.

NYERERE, Julius K. Education for self-reliance: freedom and socialism. Dar es Salaam: Oxford University Press, 1968.

_______. Ujamaa – The basis of African socialism. In: NYERERE, Julius K. Ujamaa esseys on socialism. London: Oxford University Press, 1968b. p. 1-12.

PAGE, Reba N. Curriculum matters. In: HANSEN, David. (Ed.). John Dewey and our educational prospect: a critical engagement with dewey’s democracy and educationp. New York: State University of New York Press, 2006. p. 39-65.

PERISSÉ, Gabriel. Introdução à filosofia da educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

RAWLS, John. Uma Teoria da justiça. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

THOMPSON, Della. The concise Oxford dictionary. 9. ed. Oxford: Clarendon Press, 1995.

Downloads

Publicado

2024-03-04

Como Citar

COSSA, M. M. EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE E A SOCIALIZAÇÃO: PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO EM JULIUS KAMBARAGE NYERERE E JOHN DEWEY. Frontistés - Revista Eletrônica de Filosofia e Teologia, [S. l.], v. 16, n. 30, 2024. Disponível em: http://revistas.fapas.edu.br/index.php/frontistes/article/view/101. Acesso em: 15 maio. 2024.