2013: V Congresso Internacional de Educação

					Visualizar 2013: V Congresso Internacional de Educação

Atualmente, os educadores se deparam com a necessidade de reciclar ideias e metodologias, a fim de proporcionar um ensino de boa qualidade e, com isso, aperfeiçoar suas praticas pedagógicas.

A práxis educativa reflete os conhecimentos que os professores adquirem ao longo de seu processo formativo e a forma como administram tais saberes em sala de aula. Nesse sentido, esses profissionais devem buscar espaços de formação que lhes permitam agregar novas perspectivas que caminhem ao encontro dos interesses do público ao qual atendem e, ao mesmo tempo, contribua para qualificação e valorização do seu ofício.

Para tanto, faz-se necessário estar receptível às transformações do mundo moderno, com a agilidade na transmissão das informações, da criação e utilização de novos aparelhos tecnológicos, enfim, estar em sintonia com as mudanças no modo de pensar e agir na sociedade.

Autores como Garcia e Moreira (2006) afirmam que é preciso dominar para além do conteúdo que se ensina e que é preciso a compreensão do papel da escola nos dias de hoje e as relações desta com o processo educativo e com a cultura.

Caso contrário, corre-se o risco de se perder no espaço/tempo em relação aos conhecimentos dos sujeitos da relação professor/aluno e, com isso, criar certo distanciamento entre o que se ensina e o que se aprende. Não se inteirar das transformações da atualidade, sejam elas técnicas ou conceituais, significa mais do que não aceitar o novo; mas abrir mão de ferramentas pedagógicas bastante úteis ao trabalho do professor.

Os avanços tecnológicos como celulares com acesso à internet, tablets, notebooks, entre outros, por exemplo, inevitavelmente estão inseridos no contexto educativo e são vistos com bons olhos pelos discentes, pois possibilitam um amplo campo para pesquisas diversas.Da mesma forma, podem e devem ser utilizados pelos docentes na busca de aprimoramento formativo.

Dessa forma considera-se, então, de grande relevância abordar temas que relacionam as novas tecnologias e a educação, uma vez que os profissionais da educação e áreas afins não podem mais ignorar a iminência de uma educação mais dinâmica e globalizada.

E assim, com o intuito de contribuir para uma ressignificação nas ações educativas propõe-se o V Congresso Internacional de Educaçãoas novas tecnologias e os desafios para uma educação humanizadora com o objetivo de proporcionar o diálogo, a problematização, a reflexão e a partilha de experiências que envolvam às dificuldades, as expectativas e as possibilidades do trabalho docente cada vez mais humanizado e critico-reflexivo.

A tecnologia educacional não irá resolver os problemas da educação, que são de natureza sócia-politica-econômica e cultural. Porém, essa constatação não pode nos deixar sem ação frente à introdução das inovações tecnológicas no contexto educacional.

Eixos temáticos:

 • Currículo e Práticas Escolares                       • Educação e Filosofia                                • Educação Inclusiva

 • Educação e Tecnologia                                  • Educação Humanizadora                        • Formação de Professores

Minicursos

Os textos apresentados foram publicados em edição impressa e CD-ROM.

Ver: Cavalheiri, Alceu (Org.); Engerroff, Sérgio Nicolau (Org.); Silva, Jolair da Costa (Org.). As novas tecnologias e os desafios para uma educação humanizadora. Santa Maria: Biblos Editora, 2013. 198 p. ISBN: 978-85-89174-76-3.

Publicado: 2013-04-23