REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DOS EDUCADORES DIANTE DA PANDEMIA E DAS DEMANDAS TECNOLÓGICAS DO SÉCULO XXI

Autori

  • Valéria de Menezes Aragão
  • Cledes Antonio Casagrande

Parole chiave:

Educação escolar, Pandemia, Desafios do educador, Tecnologias educacionais

Abstract

Este artigo busca identificar os principais desafios enfrentados pelo professor na atualidade, haja vista o contexto de pandemia e as novas demandas advindas da inserção da tecnologia nas práticas educativas. Ele é decorrente de um projeto de pesquisa em desenvolvimento, no campo da Educação, que possui natureza qualitativa. O recorte aqui apresentado é derivado da revisão bibliográfica que fundamenta a pesquisa, e a análise segue a perspectiva hermenêutica. A primeiras reflexões possíveis decorrentes da pesquisa sinalizam que a sociedade e o campo educacional já viviam crise anterior à pandemia de Covid-19, apontando para a necessidade de modificação nos processos de ensino e de aprendizagem, o que afeta diretamente os educadores. A pandemia, por sua vez, deixa mais claros os sinais da crise e as dificuldades enfrentadas pelos educadores. Além disso, as novas demandas tecnológicas auxiliam no questionamento do papel e da ação pedagógica desenvolvidos pelos professores. Destaca-se que a educação é tarefa coletiva, que envolve educandos, educadores e instituições sociais,  por isso o educador não pode ser responsabilizado sozinho pelo bom andamento dos processos de ensino e de aprendizagem, embora estejam claras as suas demandas formativas, em especial relacionadas às novas tecnologias educacionais.

Biografie autore

Valéria de Menezes Aragão

Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Redação, Literatura e Gramática. Possui vasta experiência de magistério nos níveis fundamental e médio. Atualmente atua como professora no Colégio La Salle Manaus, onde ministra as disciplinas de Língua Portuguesa e Redação.

Cledes Antonio Casagrande

Possui graduação em Filosofia pela Universidade La Salle (2003), Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI - 2008) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS - 2012) . Atualmente é docente no PPG em Educação da Universidade La Salle (UNILASALLE) de Canoas, RS, Pró-Reitor Acadêmico e Vice-Reitor dessa mesma instituição. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia da educação, teorias da educação, cultura, hibridismo tecnológico, aprendizagem, práxis pedagógica, linguagem e ética. 

Riferimenti bibliografici

ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

BACKES, Luciana; MANTOVANI, Ana Margô. Educação On-line na Cibercultura: Desafio de literaturalizar a ciência em E-book. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre/RS, v. 20, p. 95-113, 2017. https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/76261

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

CHARCZUK, Simone Bicca. Sustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de pandemia. Educ. Real., Porto Alegre , v. 45, n. 4, e109145, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-6236109145.

CHARLOT, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação. v.11, n. 31, jan./abr. 2006.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica, vol. 1. 7.ed. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2005.

GADAMER, Hans-Georg. Hermenêutica em retrospectiva: a virada hermenêutica, vol. 2. Petrópolis: Vozes, 2007.

GAUTHIER, Clermont; et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 2006.

HERMANN, Nadja. A Aprendizagem da Dor. Educ. Real., Porto Alegre , v. 45, n.4, e110033, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-6236110033.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Tecnologia da Informação e Comunicação, 2017. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/23445-pnad-continua-tic-2017-internet-chega-a-tres-em-cada-quatro-domicilios-do-pais>.

NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2004.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020.

SCHLEMMER, Eliane. Metodologias para educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem. In: BARBOSA, Rommel Melgaço (Org.). Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2005.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e Formação Profissional. 17ªed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2014.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

##submission.downloads##

Pubblicato

2021-09-09

Come citare

de Menezes Aragão, V. ., & Antonio Casagrande, C. . (2021). REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DOS EDUCADORES DIANTE DA PANDEMIA E DAS DEMANDAS TECNOLÓGICAS DO SÉCULO XXI. Revista Litterarius, 19(01). Recuperato da https://revistas.fapas.edu.br/index.php/litterarius/article/view/35