REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DOS EDUCADORES DIANTE DA PANDEMIA E DAS DEMANDAS TECNOLÓGICAS DO SÉCULO XXI

Autores/as

  • Valéria de Menezes Aragão
  • Cledes Antonio Casagrande

Palabras clave:

Educação escolar, Pandemia, Desafios do educador, Tecnologias educacionais

Resumen

Este artigo busca identificar os principais desafios enfrentados pelo professor na atualidade, haja vista o contexto de pandemia e as novas demandas advindas da inserção da tecnologia nas práticas educativas. Ele é decorrente de um projeto de pesquisa em desenvolvimento, no campo da Educação, que possui natureza qualitativa. O recorte aqui apresentado é derivado da revisão bibliográfica que fundamenta a pesquisa, e a análise segue a perspectiva hermenêutica. A primeiras reflexões possíveis decorrentes da pesquisa sinalizam que a sociedade e o campo educacional já viviam crise anterior à pandemia de Covid-19, apontando para a necessidade de modificação nos processos de ensino e de aprendizagem, o que afeta diretamente os educadores. A pandemia, por sua vez, deixa mais claros os sinais da crise e as dificuldades enfrentadas pelos educadores. Além disso, as novas demandas tecnológicas auxiliam no questionamento do papel e da ação pedagógica desenvolvidos pelos professores. Destaca-se que a educação é tarefa coletiva, que envolve educandos, educadores e instituições sociais,  por isso o educador não pode ser responsabilizado sozinho pelo bom andamento dos processos de ensino e de aprendizagem, embora estejam claras as suas demandas formativas, em especial relacionadas às novas tecnologias educacionais.

Biografía del autor/a

Valéria de Menezes Aragão

Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Redação, Literatura e Gramática. Possui vasta experiência de magistério nos níveis fundamental e médio. Atualmente atua como professora no Colégio La Salle Manaus, onde ministra as disciplinas de Língua Portuguesa e Redação.

Cledes Antonio Casagrande

Possui graduação em Filosofia pela Universidade La Salle (2003), Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI - 2008) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS - 2012) . Atualmente é docente no PPG em Educação da Universidade La Salle (UNILASALLE) de Canoas, RS, Pró-Reitor Acadêmico e Vice-Reitor dessa mesma instituição. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia da educação, teorias da educação, cultura, hibridismo tecnológico, aprendizagem, práxis pedagógica, linguagem e ética. 

Citas

ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

BACKES, Luciana; MANTOVANI, Ana Margô. Educação On-line na Cibercultura: Desafio de literaturalizar a ciência em E-book. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre/RS, v. 20, p. 95-113, 2017. https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/76261

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

CHARCZUK, Simone Bicca. Sustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de pandemia. Educ. Real., Porto Alegre , v. 45, n. 4, e109145, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-6236109145.

CHARLOT, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação. v.11, n. 31, jan./abr. 2006.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica, vol. 1. 7.ed. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2005.

GADAMER, Hans-Georg. Hermenêutica em retrospectiva: a virada hermenêutica, vol. 2. Petrópolis: Vozes, 2007.

GAUTHIER, Clermont; et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 2006.

HERMANN, Nadja. A Aprendizagem da Dor. Educ. Real., Porto Alegre , v. 45, n.4, e110033, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-6236110033.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Tecnologia da Informação e Comunicação, 2017. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/23445-pnad-continua-tic-2017-internet-chega-a-tres-em-cada-quatro-domicilios-do-pais>.

NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2004.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020.

SCHLEMMER, Eliane. Metodologias para educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem. In: BARBOSA, Rommel Melgaço (Org.). Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2005.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e Formação Profissional. 17ªed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2014.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Publicado

2021-09-09

Cómo citar

de Menezes Aragão, V. ., & Antonio Casagrande, C. . (2021). REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DOS EDUCADORES DIANTE DA PANDEMIA E DAS DEMANDAS TECNOLÓGICAS DO SÉCULO XXI. Revista Litterarius, 19(01). Recuperado a partir de https://revistas.fapas.edu.br/index.php/litterarius/article/view/35