MULTILETRAMENTOS, GAMIFICAÇÃO E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
PROJETO “POLICIAL EDUCADOR”
Palabras clave:
Conteúdos de Direito, Ensino Médio, Policial educadorResumen
O trabalho aborda tópicos das legislações vigentes para identificar temas e/ou assuntos que podem ser estudados e tratados em um curso de formação cidadã, voltado para os alunos do Ensino Médio, com o objetivo de preencher uma lacuna curricular-pedagógica e prover os estudantes das escolas de Ensino Médio de conteúdos de Direito específicos, que favoreçam uma aprendizagem cidadã e que promova condutas democráticas e justas em sociedade. Além disso, o “projeto Policial Educador” buscou demonstrar que o estreitamento de laços com a comunidade, de forma possibilitar a troca de informações, experiências de vida, confiabilidade, pode tornar o policial um exemplo a ser seguido pelos adolescentes e potencialmente colaborar com o sistema de educação nacional e a redução da criminalidade.
Citas
ABDALLA, G. Projeto para a educação: noções básicas de direito no ensino médio e a sua importância. Migalhas, 14 ago. 2020. Disponível em: https://www.migalhas.com.br/depeso/332044/projeto-para-a-educacao--nocoes-basicas-de-direito-no-ensino-medio-e-a-sua-importancia. Acesso em: 2 dez. 2020.
ALVES, F. Gamification: como criar experiências de aprendizagem engajadoras: um guia completo do conceito à prática. 1. ed. São Paulo: DVS Editora, 2014.
AMORIM, D.; NEDER, V. IBGE: 11,8% da população entre 15 e 17 anos está fora da escola. O Estadão, São Paulo, 06 nov. 2019. Disponível em: https://www.terra.com.br/economia/ibge-118-de-jovens-entre-15-e-17-anos-esta-fora-da-escola,caccc83faa267f3e7afcbddf7dca853cw0q6wypg.html. Acesso em: 12 out. 2020.
BALESTRERI, R. Direitos humanos: coisa de polícia. Passo Fundo: CAPEC, Paster Editora, 1998. Disponível em http://dhnet.org.br/dados/livros/edh/a_pdf/livro_balestreri_dh_coisa_policia.pdf. Acesso em: 12 out. 2020.
BITTNER, E. Aspectos do trabalho policial. 1. ed. 1. reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2017.
BORGES, H. T. A inserção de conhecimentos de direito no ensino médio como forma de concretizar os objetivos da educação e cidadania. Conteúdo Jurídico, Brasília, DF: 9 ago. 2016. Disponível em: https://conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/47271/a-insercao-de-conhecimentos-de-direito-no-ensino-medio-como-forma-de-concretizar-os-objetivos-da-educacao-e-cidadania. Acesso em: 31 out. 2020.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 12 out. 2020.
_______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 31 out. 2020.
______. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 26 jun. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 18 abr. 2022.
_______. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União, Brasília, 17 fev. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 18 abr. 2022.
_______. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Parecer CNE/CEB Nº: 5/2011. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=8016-pceb005-11&Itemid=30192. Acesso em: 30 out. 2020.
_______. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Resolução CNE/CEB nº 2/2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9864-rceb002-12&category_slug=janeiro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 18 abr. 2022.
CAZDEN, C.; COPE, B.; FAIRCLOUGH, N.; GEE, J.; et al. A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. Harvard Educational Review, Spring, 1996; v. 66, n. 1; Research Library p. 60. Disponível em: http://newarcproject.pbworks.com/f/Pedagogy+of+Multiliteracies_New+London+Group.pdf. Acesso em: 3 ago. 2022.
CURY, C. R. J. A gestão democrática na escola e o direito à educação. RBPAE, v. 23, n. 3, p. 486, set./dez. 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/19144/11145. Aceso em: 31 out. 2020.
DIESEL, A; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Thema, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017. Disponível em: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/404/295. Acesso em: 4 maio 2021.
FARIAS, C. R. de O.; CARVALHO, W. L. P. de. O direito ambiental na sala de aula: significados de uma prática educativa no ensino médio. Ciênc. Educ. Bauru, SP, v. 13, n. 2, p. 157-174, ago. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000200002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 31 out. 2020.
LUDKE, M.; ANDRE, M. E. D. A. Pesquisas em educação: uma abordagem qualitativa. São Paulo: E.P.U., 2013.
MARTINS, V. Policiais e populares: educadores, educandos e a higiene social. Cad. Cedes, Campinas, v. 23, n. 59, p. 79-90, abr. 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32622003000100006. Acesso em: 16 abr. 2022.
NASCIMENTO, L. Brasil tem mais de 773 mil encarcerados, maioria no regime fechado. Agência Brasil, Brasília, 14 fev. 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-02/brasil-tem-mais-de-773-mil-encarcerados-maioria-no-regime-fechado#:~:text=Publicado%20em%2014%2F02%2F2020,e%20nas%20carceragens%20das%20delegacias. Acesso em: 12 out. 2020.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho Hamburgo: Feevale, 2013.
ROJO, R. Entrevista: Multiletramentos, multilinguagens, novas aprendizagens. Universidade Federal do Ceará, 2013. Disponível em: http://www.grim.ufc.br/index.php?option=com_content&view=article&id=80:entrevista-com-roxane-rojo-multiletramentos-multilinguagens-e-aprendizagens&catid=8:publicacoes&Itemid=19. Acesso em: 3 ago. 2022.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. Ed. Cortez, 2018.
SILVEIRA, S. R; RANGEL, A. C. S; CIRÍACO, E. de. L. Utilização de jogos matemáticos para o desenvolvimento do raciocínio lógico. Revista de Educação e Tecnologia, Canoas, v. 1, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1690. Acesso em: 4 maio 2021.
SOARES, M. Alfabetização e letramento. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2017.
STREET, B. Políticas e práticas de letramento na Inglaterra: uma perspectiva de letramentos sociais como base para uma comparação com o Brasil. Campinas: Cadernos Cedes, v. 33, n. 89, p. 51-71, jan./abr. 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Marcos Alexandre Alves, Fabrício Santis Conceição
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.