Multiliteracies, gamification and challenges of brazilian education: Project “Police Educator”

PROJETO “POLICIAL EDUCADOR”

Authors

  • Fabrício Santis Conceição Universidade Franciscana - UFN
  • Marcos Alexandre Alves Universidade Franciscana - UFN

Keywords:

Contents of Law. High school. Police Educator.

Abstract

The work addresses topics of current legislation to identify themes and/or subjects that can be studied and dealt with in a citizen training course, aimed at high school students, with the objective of filling a curricular-pedagogical gap and providing students with High Schools with specific law content, which favors citizen learning and promotes democratic and fair conduct in society. In addition, the “Police Educator project” sought to demonstrate that closer ties with the community, in order to enable the exchange of information, life experiences, reliability, can make the police officer an example to be followed by adolescents and potentially collaborate with the national education system and crime reduction.

References

ABDALLA, G. Projeto para a educação: noções básicas de direito no ensino médio e a sua importância. Migalhas, 14 ago. 2020. Disponível em: https://www.migalhas.com.br/depeso/332044/projeto-para-a-educacao--nocoes-basicas-de-direito-no-ensino-medio-e-a-sua-importancia. Acesso em: 2 dez. 2020.

ALVES, F. Gamification: como criar experiências de aprendizagem engajadoras: um guia completo do conceito à prática. 1. ed. São Paulo: DVS Editora, 2014.

AMORIM, D.; NEDER, V. IBGE: 11,8% da população entre 15 e 17 anos está fora da escola. O Estadão, São Paulo, 06 nov. 2019. Disponível em: https://www.terra.com.br/economia/ibge-118-de-jovens-entre-15-e-17-anos-esta-fora-da-escola,caccc83faa267f3e7afcbddf7dca853cw0q6wypg.html. Acesso em: 12 out. 2020.

BALESTRERI, R. Direitos humanos: coisa de polícia. Passo Fundo: CAPEC, Paster Editora, 1998. Disponível em http://dhnet.org.br/dados/livros/edh/a_pdf/livro_balestreri_dh_coisa_policia.pdf. Acesso em: 12 out. 2020.

BITTNER, E. Aspectos do trabalho policial. 1. ed. 1. reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2017.

BORGES, H. T. A inserção de conhecimentos de direito no ensino médio como forma de concretizar os objetivos da educação e cidadania. Conteúdo Jurídico, Brasília, DF: 9 ago. 2016. Disponível em: https://conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/47271/a-insercao-de-conhecimentos-de-direito-no-ensino-medio-como-forma-de-concretizar-os-objetivos-da-educacao-e-cidadania. Acesso em: 31 out. 2020.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 12 out. 2020.

_______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 31 out. 2020.

______. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 26 jun. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 18 abr. 2022.

_______. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União, Brasília, 17 fev. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 18 abr. 2022.

_______. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Parecer CNE/CEB Nº: 5/2011. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=8016-pceb005-11&Itemid=30192. Acesso em: 30 out. 2020.

_______. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Resolução CNE/CEB nº 2/2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9864-rceb002-12&category_slug=janeiro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 18 abr. 2022.

CAZDEN, C.; COPE, B.; FAIRCLOUGH, N.; GEE, J.; et al. A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. Harvard Educational Review, Spring, 1996; v. 66, n. 1; Research Library p. 60. Disponível em: http://newarcproject.pbworks.com/f/Pedagogy+of+Multiliteracies_New+London+Group.pdf. Acesso em: 3 ago. 2022.

CURY, C. R. J. A gestão democrática na escola e o direito à educação. RBPAE, v. 23, n. 3, p. 486, set./dez. 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/19144/11145. Aceso em: 31 out. 2020.

DIESEL, A; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Thema, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017. Disponível em: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/404/295. Acesso em: 4 maio 2021.

FARIAS, C. R. de O.; CARVALHO, W. L. P. de. O direito ambiental na sala de aula: significados de uma prática educativa no ensino médio. Ciênc. Educ. Bauru, SP, v. 13, n. 2, p. 157-174, ago. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000200002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 31 out. 2020.

LUDKE, M.; ANDRE, M. E. D. A. Pesquisas em educação: uma abordagem qualitativa. São Paulo: E.P.U., 2013.

MARTINS, V. Policiais e populares: educadores, educandos e a higiene social. Cad. Cedes, Campinas, v. 23, n. 59, p. 79-90, abr. 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32622003000100006. Acesso em: 16 abr. 2022.

NASCIMENTO, L. Brasil tem mais de 773 mil encarcerados, maioria no regime fechado. Agência Brasil, Brasília, 14 fev. 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-02/brasil-tem-mais-de-773-mil-encarcerados-maioria-no-regime-fechado#:~:text=Publicado%20em%2014%2F02%2F2020,e%20nas%20carceragens%20das%20delegacias. Acesso em: 12 out. 2020.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho Hamburgo: Feevale, 2013.

ROJO, R. Entrevista: Multiletramentos, multilinguagens, novas aprendizagens. Universidade Federal do Ceará, 2013. Disponível em: http://www.grim.ufc.br/index.php?option=com_content&view=article&id=80:entrevista-com-roxane-rojo-multiletramentos-multilinguagens-e-aprendizagens&catid=8:publicacoes&Itemid=19. Acesso em: 3 ago. 2022.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. Ed. Cortez, 2018.

SILVEIRA, S. R; RANGEL, A. C. S; CIRÍACO, E. de. L. Utilização de jogos matemáticos para o desenvolvimento do raciocínio lógico. Revista de Educação e Tecnologia, Canoas, v. 1, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1690. Acesso em: 4 maio 2021.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2017.

STREET, B. Políticas e práticas de letramento na Inglaterra: uma perspectiva de letramentos sociais como base para uma comparação com o Brasil. Campinas: Cadernos Cedes, v. 33, n. 89, p. 51-71, jan./abr. 2013.

Published

2022-12-30

How to Cite

Santis Conceição, F. ., & Alves, M. A. (2022). Multiliteracies, gamification and challenges of brazilian education: Project “Police Educator”: PROJETO “POLICIAL EDUCADOR”. Revista Litterarius, 21(02). Retrieved from https://revistas.fapas.edu.br/index.php/litterarius/article/view/97