EMPREENDEDORISMO ACADÊMICO EM TEMPOS DE TECNOLOGIA MÓVEL PARA A EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Cíntia Boll
  • Ana Paula Ribeiro
  • Amanda Silva

Palabras clave:

Bring Your Own Device, Cultura digital, Empreendedorismo acadêmico, Tecnologia móvel

Resumen

Esta pesquisa teve por objetivo investigar o potencial do empreendedorismo acadêmico vinculado ao uso de tecnologia móvel, através da proposta de criação de materiais digitais para fins educativos, tendo como público alvo professores em formação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Partindo do pressuposto de “espect-ator” trazido por CANEVACCI (2008) [1] que estabelece o diálogo com o conceito de um espectador ativo e que produz sentido para uma posição estética própria e nos conduz a escolher uma ação docente que vise formar sujeitos não só críticos, mas também empreendedores no processo de interação com o conhecimento. Portanto, pretendeu- se que os acadêmicos experimentassem a criação de materiais digitais, interagindo com eles e entre eles, como “espect-autores”, conceito citado por BOLL (2013) [2]. Deste processo criativo, colaborativo, metodológico, acadêmico e pedagógico, vinculado ao programa de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), entende que se “Estude na Escola Criando o Seu Aplicativo no Seu Próprio Dispositivo (Bring Your Own Device – BYOD) ”. O Programa BYOD propõe-se a desenvolver aplicativos educacionais para dispositivos móveis integrando com a educação formal, em colaboração de alunos e professores para a produção de conteúdos educacionais digitais e atendendo desejos de práticas colaborativas e cooperativas. A análise dos materiais digitais produzidos e das possibilidades que integram o processo de criação, nos permitem reforçar a relevância de uma prática docente inovadora e ativa, representada pelo empreendedorismo acadêmico, na composição do contexto educacional vigente imerso em tecnologia móvel para educação, em tempos de cultura digital.

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Publicado

2019-12-20

Cómo citar

Boll, C., Ribeiro, A. P. ., & Silva, A. . (2019). EMPREENDEDORISMO ACADÊMICO EM TEMPOS DE TECNOLOGIA MÓVEL PARA A EDUCAÇÃO. Revista Litterarius, 18(02). Recuperado a partir de https://revistas.fapas.edu.br/index.php/litterarius/article/view/26