EMPREENDEDORISMO ACADÊMICO EM TEMPOS DE TECNOLOGIA MÓVEL PARA A EDUCAÇÃO
Keywords:
Bring Your Own Device, Cultura digital, Empreendedorismo acadêmico, Tecnologia móvelAbstract
Esta pesquisa teve por objetivo investigar o potencial do empreendedorismo acadêmico vinculado ao uso de tecnologia móvel, através da proposta de criação de materiais digitais para fins educativos, tendo como público alvo professores em formação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Partindo do pressuposto de “espect-ator” trazido por CANEVACCI (2008) [1] que estabelece o diálogo com o conceito de um espectador ativo e que produz sentido para uma posição estética própria e nos conduz a escolher uma ação docente que vise formar sujeitos não só críticos, mas também empreendedores no processo de interação com o conhecimento. Portanto, pretendeu- se que os acadêmicos experimentassem a criação de materiais digitais, interagindo com eles e entre eles, como “espect-autores”, conceito citado por BOLL (2013) [2]. Deste processo criativo, colaborativo, metodológico, acadêmico e pedagógico, vinculado ao programa de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), entende que se “Estude na Escola Criando o Seu Aplicativo no Seu Próprio Dispositivo (Bring Your Own Device – BYOD) ”. O Programa BYOD propõe-se a desenvolver aplicativos educacionais para dispositivos móveis integrando com a educação formal, em colaboração de alunos e professores para a produção de conteúdos educacionais digitais e atendendo desejos de práticas colaborativas e cooperativas. A análise dos materiais digitais produzidos e das possibilidades que integram o processo de criação, nos permitem reforçar a relevância de uma prática docente inovadora e ativa, representada pelo empreendedorismo acadêmico, na composição do contexto educacional vigente imerso em tecnologia móvel para educação, em tempos de cultura digital.
References
AMIEL, T. Educação aberta: configurando ambientes, práticas e recursos educacionais. In: SANTANA, B.; ROSSINI, C.; PRETTO, N. D. L. (Eds.). Recursos educacionais abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. Salvador: EdUFBA; São Paulo: Casa da Cultura Digital, 2012. p. 17–34
AXT, M. A escola frente às tecnologias: pensando a concepção ético- política. In: Caderno temático SMED: multimeios e informática educativa. Porto Alegre: 2002. p. 38-39.
BOLL, C. I. A enunciação estética juvenil em vídeos escolares no YouTube. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
BOLL, C. I.; KREUTZ, J. R. A cultura digital: quando a tecnologia se enreda aos usos e fazeres no dia a dia. In: Caderno pedagógico cultura digital (Série de Cadernos - Programa Mais Educação - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Brasília: SECAD/MEC/BRASIL, 2010. p. 63-66.
BOLL, C. I.; MEIRELLES, M. Arquiteturas pedagógicas para EAD: desafios a construção de espaços hipermididáticos de formação de professores. In: PEREIRA, T. I. et al. (Orgs.). Docência em sociologia: reflexões, relatos de práticas e experiências.1.ed., v. 1. Porto Alegre: Cirkula, 2015. p. 387-407
BOLL, C. I.; MELO, R. S. Cultura digital e educação: desafios contemporâneos para a aprendizagem escolar em tempos de dispositivos móveis. Revista Renote: Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 2, 2014.
BOLL, C. I.; QUEIROZ, C.; GOMES, M. L. Empreendedorismo acadêmico em tempos de tecnologia móvel e aplicativos educacionais. 2016.
BOLL, C. I.; RAMOS, W. M.; REAL, L. C. Persistência e evasão na educação superior a distância. In: MILL, D. (Org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas/SP: Papirus, 2018.
BRASIL. MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN): formação superior para a docência na educação básica. Brasília: MEC/BRASIL, 2017.
CANEVACCI, M. Fetichismos visuais: corpos erópticos e metrópole comunicacional. São Paulo: Ateliê Editorial, 2008.
DICIONÁRIO, A. Conceito de empreendedorismo. Disponível em: <https://dicionariodoaurelio.com/empreendedorismo>. Acesso em: 09 set. 2018.
FALKEMBACH, G. A. M. Concepção e desenvolvimento de material educativo digital. Revista Renote: Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 2, 2005.
FRANZONI, C.; LISSONI, F. Academic entrepreneurship, patents, and spin-offs: critical issues and lessons for Europe. Centro di Ricerca sui Processi di Innovazione e Internazionalizzazione CESPRI, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Cíntia Boll, Ana Paula Ribeiro, Amanda Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.