SEMINÁRIOS CATÓLICOS E AS PEDAGOGIAS DA SEGREGAÇÃO:

ALGUMAS REFLEXÕES

Authors

  • Sérgio Lasta FAPAS

Keywords:

Seminário Católico, Pedagogias da Segregação, Forma de vida

Abstract

Este artigo traça um paralelo entre os monges do deserto, o filme A Vila em que os indivíduos viviam uma vida segregada e cindida com a sociedade com as pedagogias da segregação. Trata de lugares onde existe uma arquitetura montada para que esse lugar criado cumpra sua função. Tal vida segregada produz subjetividades específicas desse espaço no qual os indivíduos são subjetivados pelas regras existentes para que estejam em alinhamento com as pedagogias formativas dos indivíduos que ali vivem. Certas instituições, como os seminários católicos, foram criadas para atender uma demanda histórica, cultural, social, religiosa, política e econômica. Os seminários católicos cumprem suas funções e são espaços e lugares que produzem uma forma de vida para responder à própria finalidade.

Author Biography

Sérgio Lasta, FAPAS

AGAMBEN, Giorgio. Altíssima pobreza: regras monásticas e formas de vida. São Paulo: Boitempo, 2014.

AGAMBEN, Giorgio. Signatura rerum: sobre o método. São Paulo: Boitempo, 2019.

ARCHANGELO A.; WALDE, E. Pensamento sitiado: portas de entrada para um diálogo sobre fundamentalismos a partir do filma A Vila. In: GALLO, S.; VEIGA-NETO, A. (Orgs.). Fundamentalismos e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

AZEVEDO, Renata S. Análise do filme A Vila. Disponível em: https://renatasallesazevedo.jusbrasil.com.br › artigos › analise-do-filme-a-vila.

BENELLI, Sílvio J. A formação eclesiástica. Fragmentos de Cultura, Goiânia. v. 14, n. 10, p. 1883-1912, out. 2004.

BUTLER, Judith. A vida psíquica do poder: teorias da sujeição. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

CASSIANO, João. Instituições cenobíticas. Juiz de Fora, MG: Subiaco, 2015.

DUBY, Georges. A vida privada nas casas aristocráticas da França feudal. In: História da vida privada: da Europa feudal à Renascença. v. 2. São Paulo: Companhia da Letras, 2009.

FLICHE, Agustin; MARTIN, Victor. Trento: história de la Iglesia. v. 19. Valencia: EDICEP, 1998.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: o nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.

GALLO, S.; VEIGA-NETO, A. Há muitas entradas na vida. In: GALLO, S.; VEIGA-NETO, A. Fundamentalismos e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

GALLO, Sílvio. A Vila: microfascismos, fundamentalismos e educação. In: GALLO, S.; VEIGA-NETO, A. (Orgs.). Fundamentalismos e educação.. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

GIOVANNI, Don Juan de. História de los seminários clericales. Salamanca: Imprenta de Francisco Rico, 1778.

LACARRIÈRE, Jacques. Padres do deserto: homens embriagados de Deus. São Paulo: Edição Loyola, 2013.

PEREZ, Carmen L. V. Fragmentos...: algumas (a)notações sobre uma educação excêntrica. In: GALLO, S.; VEIGA-NETO, A. (Orgs.). Fundamentalismos e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

SACROSSANTO CONCÍLIO DE TRENTO. Trento (Itália) 1545-1563. São Paulo: Família Católica, 2019.

TUCHLE, G.; BOUMAN, C. A. Nova história da Igreja: reforma e contra reforma. Petrópolis: Vozes, 1983.

ZAGO, Luis Felipe. Quando a norma range os dentes. Textura Canoas, n. 31 p. 140-155, maio/ago. 2014.

References

AGAMBEN, Giorgio. Altíssima pobreza: regras monásticas e formas de vida. São Paulo: Boitempo, 2014.

AGAMBEN, Giorgio. Signatura rerum: sobre o método. São Paulo: Boitempo, 2019.

ARCHANGELO A.; WALDE, E. Pensamento sitiado: portas de entrada para um diálogo sobre fundamentalismos a partir do filma A Vila. In: GALLO, S.; VEIGA-NETO, A. (Orgs.). Fundamentalismos e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

AZEVEDO, Renata S. Análise do filme A Vila. Disponível em: https://renatasallesazevedo.jusbrasil.com.br › artigos › analise-do-filme-a-vila.

BENELLI, Sílvio J. A formação eclesiástica. Fragmentos de Cultura, Goiânia. v. 14, n. 10, p. 1883-1912, out. 2004.

BUTLER, Judith. A vida psíquica do poder: teorias da sujeição. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

CASSIANO, João. Instituições cenobíticas. Juiz de Fora, MG: Subiaco, 2015.

DUBY, Georges. A vida privada nas casas aristocráticas da França feudal. In: História da vida privada: da Europa feudal à Renascença. v. 2. São Paulo: Companhia da Letras, 2009.

FLICHE, Agustin; MARTIN, Victor. Trento: história de la Iglesia. v. 19. Valencia: EDICEP, 1998.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: o nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.

GALLO, S.; VEIGA-NETO, A. Há muitas entradas na vida. In: GALLO, S.; VEIGA-NETO, A. Fundamentalismos e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

GALLO, Sílvio. A Vila: microfascismos, fundamentalismos e educação. In: GALLO, S.; VEIGA-NETO, A. (Orgs.). Fundamentalismos e educação.. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

GIOVANNI, Don Juan de. História de los seminários clericales. Salamanca: Imprenta de Francisco Rico, 1778.

LACARRIÈRE, Jacques. Padres do deserto: homens embriagados de Deus. São Paulo: Edição Loyola, 2013.

PEREZ, Carmen L. V. Fragmentos...: algumas (a)notações sobre uma educação excêntrica. In: GALLO, S.; VEIGA-NETO, A. (Orgs.). Fundamentalismos e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

SACROSSANTO CONCÍLIO DE TRENTO. Trento (Itália) 1545-1563. São Paulo: Família Católica, 2019.

TUCHLE, G.; BOUMAN, C. A. Nova história da Igreja: reforma e contra reforma. Petrópolis: Vozes, 1983.

ZAGO, Luis Felipe. Quando a norma range os dentes. Textura Canoas, n. 31 p. 140-155, maio/ago. 2014.

Published

2021-08-19

How to Cite

Lasta, S. . (2021). SEMINÁRIOS CATÓLICOS E AS PEDAGOGIAS DA SEGREGAÇÃO: : ALGUMAS REFLEXÕES. Revista Litterarius, 19(01). Retrieved from https://revistas.fapas.edu.br/index.php/litterarius/article/view/43