O SENTIMENTO DE HUMANIDADE NA FILOSOFIA MORAL DE DAVID HUME

Autor/innen

  • Bruno Martinez Portela FAPAS

Schlagworte:

Hume; Sentimento de Humanidade; Simpatia; Moral.

Abstract

O presente texto tem como objetivo lançar luz sobre o sentimento de humanidade que atravessa os textos morais do filósofo escocês David Hume. Não obstante as leituras que mostram um Hume disruptivo e sem a intenção de apresentar uma teoria epistemológica e moral construtivas, pretendo apresentar algumas reflexões que permitem entender a obra humeana a partir de uma noção de natureza humana compartilhada, bem como um moral universalista calcada na sensibilidade. Nesse sentido, vamos desenvolver no início do texto a ideia de que o autodeclarado ceticismo de Hume apesar de exigir uma mudança metodológica da filosofia em geral, é compatível com uma teoria moral empirista. Em um segundo momento, apresentaremos a noção de padrão do gosto que está na base dos nossos juízos morais e estéticos. Por fim, pretende-se mostrar os mecanismos da simpatia e o sentimento de humanidade que nos une enquanto espécie e permite a criação de uma linguagem moral comum.

Literaturhinweise

HUME, D. An Enquiry Concerning the Principles of Morals. Edited by Tom L. Beauchamp, Oxford: Oxford University Press, 1998.

HUME, D. A Treatise of Human Nature. Edited by Selby-Bigge/P.H. Nidditch. Oxford:

Clarendon Press, 1978.

HUME, D. Uma Investigação sobre os princípios da moral. In: HUME, D. Investigações sobre o entendimento humano e sobre os princípios da moral. Tradução de José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

HUME, D. Selected Essays. Copley, S; Edgar, A (Ed.). Oxford: Oxford University Press, 1993.

HUME, D. Tratado da natureza humana. Tradução de Débora Danowski. 2, ed, rev. e ampliada. São Paulo: Unesp, 2009.

HUME, D. Uma Investigação sobre os princípios da moral. Tradução de José Oscar de Almeida Marques. Campinas: UNICAMP, 1995.

SMITH, N. K. The philosophy of David Hume. New York: Macmillan, 2005.

SMITH, P. J. O ceticismo de Hume. São Paulo: Loyola, 1995.

STUEBER, K, "Empathy", The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Fall 2019 Edition), Edward N. Zalta (ed.), URL = <https://plato.stanford.edu/archives/fall2019/entries/empathy/>

Veröffentlicht

2023-08-10

Zitationsvorschlag

Martinez Portela, B. (2023). O SENTIMENTO DE HUMANIDADE NA FILOSOFIA MORAL DE DAVID HUME. Revista Litterarius, 22(01). Abgerufen von https://revistas.fapas.edu.br/index.php/litterarius/article/view/107