IMPOSSIBILIDADE DE PROVAR A EXISTÊNCIA DE DEUS PELA RAZÃO, SEGUNDO KANT
Palavras-chave:
Kant, Metafísica, Deus, ProvasResumo
O presente artigo analisa as refutações kantianas às tentativas apresentadas pela tradição filosófica de demonstração da existência de Deus por meio da razão. Segundo Kant, há uma impossibilidade em provar racionalmente a existência de Deus, porque o conhecimento humano encontra-se limitado ao âmbito fenomênico (espaço-temporal). Com efeito, não é possível conhecer racionalmente qualquer objeto metafísico, uma vez que essa forma de conhecimento transcende os domínios da intuição sensível. Esse é o caso da existência de Deus. À luz desse contexto, este artigo explana os argumentos apresentados por Kant para refutar as principais tentativas de demonstração racional da existência de Deus, as quais são sintetizadas pelo filósofo alemão em três categorias: provas ontológicas, provas cosmológicas e provas físico-teológicas.
Referências
Kant, Immanuel. Crítica da razão pura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1987.
______. Progressos da metafísica. Traduzido por Artur Morão. Rio de Janeiro: Delfos ed. Lisboa: edições 70, 1995.
______. Textos pré-críticos. Portugal: Rés-editora, 1983.
MILHOMEM, Ivone Alves De Deus. A existência de Deus segundo a suma de teologia de Tomás de Aquino. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia.
MULINARI, Filício. A REFUTAÇÃO DOS ARGUMENTOS ONTOLÓGICO, COSMOLÓGICO E FÍSICO-TEOLÓGICO NA CRÍTICA DA RAZÃO PURA DE IMMANUEL KANT. Revista Synesis. Petrópolis, v. 3, n. 1, p. 23-39, jan./jul. 2011
SANTOS, Rubens Sotero dos. DA IMPOSSIBILIDADE DE SE DEMONSTRAR A EXISTÊNCIA DE DEUS: Críticas humeanas ao argumento ontológico de Santo Anselmo. Revista Enciclopédia. Pelotas, v. 03, P. 43-58, inverno 2015.
ZILLES, Urbano. Discurso sobre o fim da metafísica. São Paulo: Paulos, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Douglas Orben, Willian José Nunes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.