Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

Missão

A Revista Litterarius tem como Missão tornar público o conhecimento para o desenvolvimento da sociedade como um todo, a partir da divulgação de artigos científicos resultados da produção de pesquisas de pós-graduandos e profissionais das áreas das Ciências Humanas, com foco em Filosofia, Teologia, Psicologia e Educação. Ao publicar textos, numa perspectiva crítica, de acordo com a responsabilidade social dos respectivos autores, a Revista Litterarius colabora com o processo de informação, produção de conhecimento, transformação sociocultural e manutenção de intercâmbio.


Periodicidade

Publicação de sumário único quadrimestral.


Acesso Livre

Esta Revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Não é cobrado nenhuma taxa para cadastro ou processamento de artigos.


Processo de Avaliação

O processo de avaliação é realizado por meio de Pares Cega. Por isso, a identificação de autoria dos trabalhos será removida do arquivo que será encaminhado ao Parecerista, garantindo assim o critério de sigilo da Revista.


Fluxo de Avaliação

O fluxo de avaliação dos artigos submetidos à Revista Litterarius passam pelas seguintes etapas:

  • 1ª Etapa: Submissão dos originais através da Plataforma SEER

Os originais deverão seguir as normas expressas nas Normas Editorias. É necessário cadastrar-se no sistema como autor.

  • 2ª Etapa: Processo de triagem

Após a submissão, os originais passam por um processo de avaliação interna realizada pelo Editor Executivo em conjunto com a Comissão Editorial, que analisa: a adequação dos trabalhos segundo a linha editorial da Revista, sua adequação ao escopo, aspectos como contribuição e ineditismo do texto (se o trabalho não está publicado em nenhuma outra plataforma), o atendimento das normas de submissão expressas em Normas Editoriais, bem como as normas adotadas para a padronização dos artigos (ABNT, NBR).

Caso o artigo não esteja em acordo com algum desses critérios, será solicitado ao autor efetuar as alterações necessárias antes de ser encaminhado para a próxima etapa, realizada na avaliação por pares. Somente esta última avaliação definirá a aprovação ou a recusa do artigo.

  • 3ª Etapa: Avaliação por pares (Sistema Double Blind Review)

Os originais selecionados no processo de triagem são encaminhados para a apreciação de dois avaliadores pareceristas, integrantes da Comissão Científica, conforme o sistema Double Blind Review. Os critérios para a avaliação dos artigos levam em conta relevância do tema, originalidade da contribuição nas áreas temáticas da Revista, clareza do texto, adequação da bibliografia, estruturação e desenvolvimento teórico, metodologia utilizada, conclusões e contribuição oferecida para o conhecimento da área. Nesta etapa, poderão ser aprovados com restrições ou reprovados. Em caso de pareceres contraditórios o texto será encaminhado para um terceiro avaliador. A Revista propõe aos avaliadores a elaboração dos pareceres em até 15 dias.

  • 4ª Etapa: Contato com os autores para possíveis alterações no texto com parecer de decisão editorial a respeito da aprovação ou reprovação do artigo.

Normas para Avaliação

Com o processo de Avaliação por pares (Sistema Double Blind Review), a Revista Litterarius se compromete na remoção dos dados de autoria dos trabalhos enviados aos pareceristas, garantindo o critério de sigilo da revista.


Indexação

A Revista Litterarius está Indexada nas seguintes plataformas:

Sumários.org - http://www.sumarios.org.br

LivRE - Periódicos de livre acesso - http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre

SEER/IBICT - http://www.seer.ibict.br


Arquivamento                                                                                                                                             

Esta Revista utiliza o sistema CLOCKSS e LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.


Licença de Uso                                                                                                                                             

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.