O ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS ATRAVÉS DO PIBID NO COLÉGIO ESTADUAL TANCREDO NEVES
Keywords:
PIBID, Filosofia, Formação, Diálogo, ExperiênciaAbstract
O presente trabalho tem por objetivo apresentar alguns elementos acerca da importância do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência – PIBID, na formação dos futuros docentes, e o ensino de filosofia na realidade das escolas públicas, mais propriamente no Colégio Estadual Tancredo Neves. Com isso pretendemos expor a necessidade do ensino de filosofia nas escolas básicas, relatar o método usado pelos acadêmicos que integram o projeto do PIBID da Faculdade Palotina e os resultados e experiências das atividades aplicadas no Ensino de Jovens e Adultos do Colégio Tancredo Neves, destacando a relação entre teoria e prática, usando-se da realidade subjetiva dos alunos, levando-os a um encantamento pela filosofia.
References
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Disponível em: <http://capes.gov.br/ educacaobasica/capespibid>. Acesso em: 16 out. 2017
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. 3d. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LORIERI, Marcos Antônio. Papel da filosofia na formação humana. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação – RESAFE, n. 26, maio-out./ 2016, p.161 – 174.
PONCE, Branca Jurema; WOGEL, Lívio dos Santos. A formação humana por meio da formação filosófica no ensino médio. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação – RESAFE, n. 26, maio-out./2016, p. 133-148.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Rafael Viana de Aramburu, Alexandro Fabiano Foletto, Lucas Mann Pretto, Vanuti Cremonese, Oneide Druzian
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.