O ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS ATRAVÉS DO PIBID NO COLÉGIO ESTADUAL TANCREDO NEVES
Schlagworte:
PIBID, Filosofia, Formação, Diálogo, ExperiênciaAbstract
O presente trabalho tem por objetivo apresentar alguns elementos acerca da importância do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência – PIBID, na formação dos futuros docentes, e o ensino de filosofia na realidade das escolas públicas, mais propriamente no Colégio Estadual Tancredo Neves. Com isso pretendemos expor a necessidade do ensino de filosofia nas escolas básicas, relatar o método usado pelos acadêmicos que integram o projeto do PIBID da Faculdade Palotina e os resultados e experiências das atividades aplicadas no Ensino de Jovens e Adultos do Colégio Tancredo Neves, destacando a relação entre teoria e prática, usando-se da realidade subjetiva dos alunos, levando-os a um encantamento pela filosofia.
Literaturhinweise
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Disponível em: <http://capes.gov.br/ educacaobasica/capespibid>. Acesso em: 16 out. 2017
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. 3d. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LORIERI, Marcos Antônio. Papel da filosofia na formação humana. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação – RESAFE, n. 26, maio-out./ 2016, p.161 – 174.
PONCE, Branca Jurema; WOGEL, Lívio dos Santos. A formação humana por meio da formação filosófica no ensino médio. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação – RESAFE, n. 26, maio-out./2016, p. 133-148.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Rafael Viana de Aramburu, Alexandro Fabiano Foletto, Lucas Mann Pretto, Vanuti Cremonese, Oneide Druzian
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Weitergabe unter gleichen Bedingungen 4.0 International.