O ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS ATRAVÉS DO PIBID NO COLÉGIO ESTADUAL TANCREDO NEVES

Autores

  • Rafael Viana de Aramburu Faculdade Palotina - FAPAS
  • Alexandro Fabiano Foletto Faculdade Palotina - FAPAS
  • Lucas Mann Pretto Faculdade Palotina - FAPAS
  • Vanuti Cremonese Faculdade Palotina - FAPAS
  • Oneide Druzian Faculdade Palotina - FAPAS

Palavras-chave:

PIBID, Filosofia, Formação, Diálogo, Experiência

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar alguns elementos acerca da importância do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência – PIBID, na formação dos futuros docentes, e o ensino de filosofia na realidade das escolas públicas, mais propriamente no Colégio Estadual Tancredo Neves. Com isso pretendemos expor a necessidade do ensino de filosofia nas escolas básicas, relatar o método usado pelos acadêmicos que integram o projeto do PIBID da Faculdade Palotina e os resultados e experiências das atividades aplicadas no Ensino de Jovens e Adultos do Colégio Tancredo Neves, destacando a relação entre teoria e prática, usando-se da realidade subjetiva dos alunos, levando-os a um encantamento pela filosofia.

Referências

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Disponível em: <http://capes.gov.br/ educacaobasica/capespibid>. Acesso em: 16 out. 2017

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. 3d. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LORIERI, Marcos Antônio. Papel da filosofia na formação humana. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação – RESAFE, n. 26, maio-out./ 2016, p.161 – 174.

PONCE, Branca Jurema; WOGEL, Lívio dos Santos. A formação humana por meio da formação filosófica no ensino médio. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação – RESAFE, n. 26, maio-out./2016, p. 133-148.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Viana de Aramburu, R., Foletto, A. F., Mann Pretto, L., Cremonese, V., & Druzian, O. (2024). O ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS ATRAVÉS DO PIBID NO COLÉGIO ESTADUAL TANCREDO NEVES. Anais Da Semana Acadêmica De Filosofia. Recuperado de https://revistas.fapas.edu.br/index.php/safilosofia/article/view/305