LIDERANÇA E COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL EM EDUCAÇÃO

EVIDÊNCIA EMPÍRICA DE INSTITUTO DE ENSINO FEDERAL BRASILEIRA

Autori

  • Orlando Rua
  • Dessirrê Pires

Parole chiave:

Liderança transformacional, Comprometimento organizacional, Modelo das equações estruturais, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Abstract

Este estudo analisa a influência da relação entre liderança transformacional e comprometimento organizacional, aplicado aos servidores de uma instituição de ensino federal pública brasileira. Adotando uma abordagem metodológica quantitativa, utilizou-se o inquérito por questionário, foram coletados 127 respondentes, 113 dos quais servidores técnicos-administrativos e 14 professores do ensino básico, técnico, tecnológico, atuantes na reitoria do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Tais dados foram posteriormente tratados estatisticamente, com recurso aos softwares SPSS e SmartPLS, tendo-se procedido a análises descritivas e inferenciais, destacando-se o modelo de equações estruturais. Os resultados fornecem evidências que apoiam a relação entre a liderança transformacional e as dimensões afetivas e normativas do comprometimento organizacional da amostra estudada. Este artigo contribui para a literatura existente focada na relação entre liderança transformacional e comprometimento organizacional em contexto brasileiro e para o desenvolvimento de políticas de recursos humanos voltadas para o treinamento de líderes no intuito de impactar a eficácia organizacional por meio do capital humano.

##submission.downloads##

Pubblicato

2021-07-20

Come citare

Rua, O., & Pires, D. (2021). LIDERANÇA E COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL EM EDUCAÇÃO: EVIDÊNCIA EMPÍRICA DE INSTITUTO DE ENSINO FEDERAL BRASILEIRA. Revista Litterarius, 18(02). Recuperato da https://revistas.fapas.edu.br/index.php/litterarius/article/view/25