PODER, IDENTIDADE E IMAGINAÇÃO

UMA CONTRIBUIÇÃO ÀS TEORIAS DA JUSTIÇA

Autores

  • Manoel Pereira Lima Junior

Palavras-chave:

Injustiça epistêmica, Imaginação, Identidade, Poder

Resumo

Neste artigo, pretendo analisar o conceito de injustiça epistêmica desenvolvido por Miranda Fricker no livro Epistemic Injustice: power and the ethics of knowing (2007). A partir desse conceito investigarei qual é o papel da imaginação na produção da injustiça epistêmica. Para alcançar meu objetivo precisarei recorrer aos conceitos de “poder social” e “poder identitário”, ambos desenvolvidos por Fricker no livro mencionado. Trarei ainda para o debate as contribuições de Elizabeth Anderson (2012). Anderson faz uma crítica à solução que Fricker deu para o problema da injustiça epistêmica e propôs outra solução. Começarei por apresentar os conceitos de Fricker. Depois, Apresentarei as críticas formuladas por Anderson. Em seguida, farei minhas críticas ao que considero fragilidades nas argumentações das duas filósofas. E por fim, farei a exposição do que considero ser uma contribuição para o debate sobre injustiça epistêmica.

Biografia do Autor

Manoel Pereira Lima Junior

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em filosofia pela mesma instituição. Graduado em filosofia pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Professor da rede pública do Estado da Bahia.

Referências

ANDERSON, Elizabeth. Epistemic justice as a virtue of social institutions,

Social epistemology: a journal of knowledge, culture and policy, v. 26, n. 2, april, 2012, 163-173.

BATTALY, H. Closed-mindedness and dogmatismo, Episteme, v. 15, september, 2018, 261-282.

CASSAM, Q. Vice epistemology, The Monist, v. 2, n. 99, march, 2016, 159-180.

CRAIG, E. Knowledge and the State of Nature. New York: Oxford University Press, 2002.

FRICKER, M. Epistemic injustice: power and the ethics of knowing. Oxford University Press, 2007.

______. Epistemic Injustice and Role for Virtue in the Politics of Knowing, Metaphilosophy, v. 34, n. ½, january, 2003, 154-173.

KANT, I. Crítica da razão pura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

Downloads

Publicado

2021-09-09

Como Citar

Pereira Lima Junior, M. . (2021). PODER, IDENTIDADE E IMAGINAÇÃO: UMA CONTRIBUIÇÃO ÀS TEORIAS DA JUSTIÇA. Revista Litterarius, 19(02). Recuperado de http://revistas.fapas.edu.br/index.php/litterarius/article/view/48