BARREIRAS INTERNACIONAIS PARA INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE EM UNIVERSIDADES

Autores

  • Lucas Veiga Avila
  • Lucia Rejane da Rosa Gama Madruga
  • Thiago Antonio Beuron
  • Valéria Garlet

Palavras-chave:

Inovação, Sustentabilidade, Universidades

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar quais são as barreiras que influenciam no processo de inovação e sustentabilidade em universidades. Para investigação no período de julho a agosto de 2016, adotou-se o método qualitativo, aplicado com o auxílio dos softwares “SurveyMonkey” e “Nvivo”. A pesquisa contou com a participação de 51 especialistas, de 22 países de diferentes continentes (reitores e gestores de universidades participantes do Green Metrics 2016; e pesquisadores e professores com publicações de alto impacto sobre o tema). O processamento dos dados resultou na seleção de 20 barreiras, organizadas conforme o grau de obstáculo, na visão dos especialistas. Planejamento e foco; Governo e instituições; Comitê ambiental; Alterações no comportamento a fatores ambientais; e Suporte à administração, foram as principais barreiras indicadas pelos participantes da pesquisa. Com base na avaliação de representativo número de especialistas internacionais, que atuam expressivamente na área de inovação e sustentabilidade, associada aos respectivos aspectos teórico-empíricos levantados, verifica-se que as universidades possuem barreiras internacionais similares. Dentre os obstáculos encontrados, a falta de apoio da administração/gestão das universidades nas ações, assim como nos projetos de inovação e sustentabilidade, influencia diretamente a aplicabilidade e continuidade das atividades, gerando efeitos na comunidade acadêmica, que é um player essencial para o comprometimento e o disciplinamento da inovação e sustentabilidade nas universidades.

Referências

AGENDA 21. Ações prioritárias/Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-brasileira>. Acesso em: out. 2016.

AVILA, L. V. A perspectiva da sustentabilidade no plano de desenvolvimento institucional: um estudo das instituições federais de ensino superior. 2014. 117 p. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.

ARMSTRONG, L. Barriers to innovation and change in higher education. 2016. Disponível em: <<www.tiaa-crefinstitute.org&gt>. Acesso em: 27 set 2016.

BANERJEE, Subhabrata Bobby. Who sustains whose development? Sustainable development and the reinvention of nature. OrganizationStudies, v. 24, n. 1, p. 143-180, jan. 2003.

BARBIERI, José Carlos; SILVA, Dirceu da. Desenvolvimento sustentável e educação ambiental: uma trajetória comum com muitos desafios. Revista de Administração Mackenzie. São Paulo, v. 12, n. 3, mai./jun. 2011.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: LDA, 2011.

BARBIERI, J. C. et al. Innovation and sustainability: new models and propositions. RAE, v. 50, n. 2, p. 146-154, 2010.

BRANDLI, Luciana L. et al. The environmental sustainability of brazilian universities: barriers and pre-conditions. In: LEAL FILHO, Walter et al. Integrating sustainability thinking in science and engineering curricula. London: Springer International Publishing, p. 63-74, 2015.

CAMERON, G. Innovation and economic growth. CEPDP, 277. Centre for Economic Performance, London School of Economics and Political Science, London, UK, 1996.

CARS, Mikiko; WEST, Emma E. Education for sustainable society: attainments and good practices in Sweden during the United Nations Decade for Education for Sustainable Development (UNDESD). Environment, Development and Sustainability, [S.l.], v. 17, n. 1, p. 1-21, feb. 2015.

COMIMSSION UNIVERSITIES. University grants commission scheme on innovation universities. 2016. Disponível em: <<http://www.osmania.ac.in/News2013/3155745_InnovationUniversity.pdf&gt>. Acesso em: 27 set. 2016.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CNE. A educação ambiental. 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm>. Acesso em: out. 2016.

CROSSAN, Mary M.; APAYDIN, Marina. A multi-dimensional framework of organizational innovation: a systematic review of the literature. Journal of Management Studies, v. 47, n. 6, p. 1154-1191, sep. 2010.

DAHLE, Marianne; NEUMAYER, Eric. Overcoming barriers to campus greening: a survey among higher educational institutions in London, UK. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 2, n. 2, p. 139-160, 2001.

ELLIOTT, Heather; WRIGHT, Tarah. Barriers to sustainable universities and ways forward: a canadian students’ perspective. In: THE WORLD SUSTAINABILITY FORUM, 3., Anais… Sciforum, Suíça, 2013.

EUROPEAN COMMISSION. Innovation Union Scoreboard 2016. EuropeanCommission, Brussels. Disponível em: <http://ec.europa.eu/research/innovation-union/index_en.cfm>. Acesso em: 05 out. 2016.

EWALT, D. The world's most innovative universities. 2015. Disponível em: <http://www.reuters.com/article/idUSL1N11K16Q20150915>. Acesso em: 27 set. 2016.

FAVA-DE-MORAES, F.; FAVA, M. A iniciação científica: muitas vantagens e poucos riscos. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 1, p. 71-73, 2000.

FERREIRA, P. J. S.; DIONÍSIO, A. T. M. What are the conditions for good innovation results? A fuzzy-set approach for european union. Journal of Business Research, v. 69, p. 5396-5400, 2016.

GLAVIC, Peter; LUKMAN, Rebeka. Review of sustainability terms and their definitions. Journal of Cleaner Production, v. 15, n. 18, p. 1875-1885, feb. 2007.

HANSEN, Erik G.; GROBE-DUNKER, Friedrich. Sustainability: oriented innovation. Encyclopedia of Corporate Social Responsability, Heidelberg, v. 1, p. 2407-2417, 2013.

HART, Stuart L.; MILSTEIN, Mark B. Creating sustainable value. Academy of Management Executive, v. 17, n. 2, p. 56-69, may. 2003.

HOCKERTS, Kai; MORSING, Mette. A literature review on corporate social responsibility in the innovation process. Innovation, p. 1-36, 2008.

INSTITUTO DE METODOLOGIA REUTERS. Methodology: ranking the world’s most innovative universities. Disponível em: <http://www.reuters.com/most-innovative- universities/methodology>. Acesso em: 10 out. 2016.

JACKSON, Tim. Live better by consuming less? Is there a “double dividend” in sustaianble consumption? Journal of Industrial Ecology, New Haven, v. 9, n. 1-2, p. 19-35, 2005.

JAKOBSEN, S.; CLAUSEN, T. H. Innovating for a greener future: the direct and indirect effects of firm’s environmental objectives on the innovation process. Journal of Cleaner Production, v. 128, p. 131-141, 2016.

KATES, Robert W.; PARRIS, Thomas M.; LEISEROWITZ, Anthony A. What is sustaianble development? Goals, indicators, values, and practice. Environment: Science and Policy for Sustainable Development, v. 47, n. 3, p. 8-21, 2005.

KILKIS¸ Siir. Sustainability-oriented innovation system analyses of Brazil, Russia, India, China, South Africa, Turkey and Singapore. Journal of Cleaner Production, v. 130, p. 235-247, 2016.

KURLAND, N. Evolution of a campus sustainability network: a case study in organizational change. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 12, n. 4, p. 395-429, 2011.

KLEWITZ, J.; HANSEN, E. Sustainability-oriented innovation of SMEs: a systematic review. Journal of Cleaner Production, v. 65, p. 7-75, 2014.

LEAL FILHO, Walter. Dealing with misconceptions on the concept of sustainability. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 1, n 1, 2000, p. 9-19, 2000.

LEAL FILHO, Walter; SHIEL, Chris; PAÇO, Arminda do. Integrative approaches to environmental sustainability at universities: an overview of challenges and priorities. Journal of Integrative Environmental Sciences, v. 12, p. 1-14, 2015.

LELÉ, Sharachchandra M. Sustainable development: a critical review. World Development, Great Britain, v. 19, n. 6, p. 607-621, 1991.

MAXWELL, D.; VAN DER VORST, R. Developing sustainable products and services. Journal of Cleaner Production, v. 11, n. 8, p. 883-895, dez. 2003.

MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Portugal, v. 9, n. 37, p. 7-32, 1999.

MOZZATO, A. R; GRZYBOVSKI, D. Análise de conteúdo como técnica de análise de dados qualitativos no campo da administração: potencial e desafios. Revista de Administração Contemporânea – RAC, 2011.

NIDUMOLU, Ram; PRAHALAD, Coimbatore K.; RANGASWAMI, Madhavan R. Why sustainability is now the key driver of innovation. Harward Business Review, Cambridge, sep. 2009.

NOVICKI, V.; SOUZA, D. B. Políticas públicas de educação ambiental e a atuação dos Conselhos de Meio Ambiente no Brasil: perspectivas e desafios. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 69, p. 711-736, out./dez. 2010.

PAECH, Niko. Directional certainty in sustainability-oriented innovation management. Innovations Towards Sustainability, v. 1, p. 121-39, 2007.

REID, Margaret; SCHWAB, William. Barriers to sustainable development jordan’s sustainable tourism strategy. Journal of Asian and African Studies, v. 41, n. 5/6, p. 439-457, 2006.

RIBEIRO, Juliane de A.; VEIGA, Ricardo T. Proposição de uma escala de consumo sustentável. Revista de Administração da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 46, n. 1, p. 45-60, jan./fev./mar. 2011.

ROBINSON, John. Squaring the circle? Some thoughts on the idea of sustainable development. Ecological Economics, v. 48, p. 369-384, 2004.

SMITH, A. A. Campus ecology: a guide to assessing environmental quality and creating strategies for change. Los Angeles: Living Planet Press, 1993.

TAUCHEN, J.; BRANDLI, L. L. A gestão ambiental em instituições de ensino superior: modelo para a implementação em campus universitário. Gestão e Produção, v. 13, n. 3, p. 503-515, set./dez. 2006.

THOMPSON, R.; GREEN, W. When sustainability is not a priority: an analysis of trends and strategies. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 6, n. 1, p. 7-17, 2005.

UK OFFICE OF SCIENCE AND TECHNOLOGY. Think, create, innovate: the regional innovation strategy for Northern Ireland, UK, 2003. Disponível em: <http://www.detini.gov.uk/coverexecutive_summary.pdf>. Acesso em: 27 set. 2016.

UNIVERSITY GRANTS COMMISSION SCHEME ON INNOVATION UNIVERSITIES. Disponível em: <http://www.osmania.ac.in/News2013/3155745_InnovationUniversity.pdf>. Acesso em: 27 set. 2016.

VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2005.

WORLD COMMISSION FOR THE ENVIRONMENT AND DEVELOPMENT – WCDE. Our common future. Oxford: Oxford University Press, 1987.

WRIGHT, T. S. S. Definitions and frameworks for environmental sustainability in higher education. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 3, n. 3, p. 203-220, 2002.

Downloads

Publicado

2021-07-20

Como Citar

Veiga Avila, L. ., da Rosa Gama Madruga, L. R., Antonio Beuron, T. ., & Garlet, V. . (2021). BARREIRAS INTERNACIONAIS PARA INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE EM UNIVERSIDADES. Revista Litterarius, 18(01). Recuperado de http://revistas.fapas.edu.br/index.php/litterarius/article/view/18