AS PEDAGOGIAS DO ENVELHECIMENTO MASCULINO

Autores

  • Sérgio Lasta Faculdade Palotina

Palavras-chave:

Envelhecimento, Masculino, Corpo

Resumo

Pedagogias do envelhecimento masculino retrata como os homens tendem a sentir e perceber o próprio envelhecimento. Como vão percebendo seu corpo que aos poucos vai perdendo muito do vigor da juventude e como se sentem vistos pela sociedade. Para esta pesquisa utilizei o método de entrevistas semi-estruturadas para ouvir depoimentos de cinco homens na faixa etária entre sessenta a setenta e cinco anos. Falaram, nas entrevistas semi-estruturadas, de suas vidas e como se percebem, como olham seu próprio corpo e como se sentem olhados. São percepções e olhares que denotam as pedagogias do envelhecimento nas quais cada indivíduo a sente à sua própria maneira. Também tensiona e reflete como a sociedade lida com o envelhecimento.  Esta pesquisa entende que: envelhecer não é para os fracos.

Palavras chaves: Envelhecimento;Pedagogias;Masculino;Sociedade

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O uso dos corpos. Belo Horizonte: Boitempo, 2017.

ALBERTI, Verena. Manual de história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

ARAÚJO, Ludgleydson et. All. Corpo e velhice: Em estudo das representações sociais entre homens idosos. In: Psicologia: Ciência e Profissão, 2011, 31(3), p. 468-481.

BACHELARD, Gastón. La formación del espíritu científico. México: Editorial Siglo XXI, 1987.

BALBINOTTI, Helena B. F. O que os homens não pensam. Reflexões psicológicas sobre o comportamento masculino. Porto Alegre: Editora Conceito, 2014.

BALBINOTTI, Helena B. F. Em busca da arte de viver: os desafios e os aprendizados para a longevidade no século XXI. Porto Alegre: Gráfica e Editora Pallotti, 2016.

BEAUVOIR, Simone. A velhice. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1970, vol. 1.

BEZERRIL, José. O caminho do retorno: envelhecer à maneira Taoísta. In: Horizontes Antropológicos, Porto Alegre,ano 16, nº 34, p. 287- 313, jul./dez. 2010.

CÍCERO, Marco Tulio (103 – 43 a.C.) Saber envelhecer e a amizade. Porto Alegre: L&PM, 1997.

DEBERT, Guita. A reinvenção da velhice: socialização e processos de reprivatização do envelhecimento. São Paulo: FAPESP, 1999.

DELGADO, Josimara. Velhice, corpo e narrativa. In: Horizontes antropológicos. Vol. 1, n. 1, Porto Alegre, 1995.

ELIAS, Norbert. A solidão dos moribundos. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 2001.

KOFES, Suely. E sobre o corpo, não é o próprio corpo que fala? Ou, o discurso desse corpo sobre o qual se fala. In: Conversando sobre o corpo, Heloisa T. Bruhns (org.), Campinas (SP): Papirus 1989.

LE BRETON, David. Antropologia del cuerpo y modernidad. Buenos Aires: Nueva Visión, 2002.

LOURO, Guacira L. Um corpo estranho – ensaios sobre a sexualidade e Teoria Queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

LOVISOLO, Hugo. Em defesa do modelo JUBESA (juventude, saúde e beleza). In: A saúde em debate na Educação Física.volume 2, Marcos Bagrichesvsky, Alexandre Palma, Adriana Estêvão, Marco Da Ros (Org.). Blumenau (SC): Nova Letra, 2006.

MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: EPU&EDUSP, 1974.

MORAES, Andrea. O corpo no tempo: velhos e envelhecimento. In: História do corpo no Brasil, São Paulo: Ed.UNESP, 20110.

NOLASCO, Edgar C. & NORONHA, Marina M. de O. Corpo epistêmico na/da fronteira da exterioridade. Cadernos de Estudos Culturais, Campo Grande, MS, v.2, p. 25-34, jil./dez.2019.

RAICH, R. M. Imagen Corporal. Madrid, Pirámide, 2000. SANT’ANNA, Denise B. Políticas do corpo. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.

SCHILDER, Paul. A imagem do corpo: as energias construtivas da psique. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

SIBILIA, Paula. O homem pós-orgânico. A alquimia dos corpos e das almas à luz das tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.

VÍCTORA, Ceres G. Pesquisa qualitativa em saúde: uma introdução ao tema. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2000.

Downloads

Publicado

2022-07-29

Como Citar

Lasta, S. (2022). AS PEDAGOGIAS DO ENVELHECIMENTO MASCULINO. Revista Litterarius, 20(02). Recuperado de http://revistas.fapas.edu.br/index.php/litterarius/article/view/1