MERCADO DE ACESSÓRIOS IMPORTADOS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL NA RÚSSIA PRÉ-CRISE DE 2014

ESTUDO EXPLORATÓRIO COM APLICAÇÃO DE FORÇAS DE PORTER

Autores

  • Andrei Mikhailov Faculdade Palotina - FAPAS
  • Flávia Luciane Scherer Faculdade Palotina - FAPAS
  • Bruno Virgílio Barcellos Faculdade Palotina - FAPAS

Palavras-chave:

Mercado, Forças de Porter, Construção civil, Rússia

Resumo

O presente artigo é resultado de uma monografia, elaborada a partir do estudo do mercado de acessórios de construção civil Russo. O estudo foi executado no final do ano de 2013, logo antes da forte crise de relações internacionais entre países Ocidentais e a Federação Russa e aproximadamente um ano antes do início de uma forte crise econômica no país, acontecimentos que acabaram abalando moeda nacional e, consequentemente, o mercado de produtos importados. Houve levantamento de dados de crescimento econômico geral do país, além de dados acerca de construção civil e produtos acessórios para construção civil e destacou-se diversidade de países que exportam para Rússia o referido produto. Por meio da aplicação de modelo de Cinco Forças de Porter foi possível identificar forte concorrência presente no mercado, além de baixa possibilidade de aparecimento de produtos substitutos.

Referências

BRITTO, Ricardo Pitelli de. Competição Global: uma contribuição para o estudo da competitividade paulista. São Paulo, 2004. Dissertação (Mestrado em Administração) -Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, 206 p.

BRITTO, Ricardo Pitelli de. Estratégia e marketing internacionais: uma contribuição para o estudo dos negócios internacionais de empresas em países emergentes. São Paulo, 2010. Tese (Doutorado em Adminsitração) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, 214 p.

JUSSANI, Ailton Conde. Internacionalização e fatores de influênciana decisão de customização de produtos: estudo de caso em empresado setor de autopeças. São Paulo, 2009. Dissertação (Mestrado em Administração) -Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, 166 p.

KOTLER, Philip. Administração de marketing.10 Ed. São Paulo: Atlas, 2000.

KOTLER, Philip. Armostrong, G. Princípios de marketing. Tradução de Cristina Yamagami, São Paulo, 2007.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada.3. Ed.Porto Alegre: Bookman, 2001.

PORTER, M. E. Competição. Tradução de Afonso Celso da Cunha Serra. – ed. Ver. E ampl.. Rio de Janeiro, 2009.

SALLES, Taglialegna Thiago; et.al. Exportação brasileira de papel e celulose: sua dinâmica pela equação gravitacional. Revista Árvore, v 35, n 3,2011.

SILVA, Rosângela Sarmento et al. Análise do processo de internacionalização de uma empresa venezuelana. Revista eletrônica de negócios internacionais, v.8, n.1, 2013.

THOMÉ, Karim Marini; MEDEIROS, Janann Joslin; Calegário, Leal, Cristina Lélis. Estratégia em negócios internacionais: evidência em uma trading company que atua entre economias emergentes. Revista eletrônica de Administração, v.19, n.1,2013.

Downloads

Publicado

2024-12-10

Como Citar

Mikhailov, A., Scherer, F. L., & Virgílio Barcellos, B. (2024). MERCADO DE ACESSÓRIOS IMPORTADOS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL NA RÚSSIA PRÉ-CRISE DE 2014: ESTUDO EXPLORATÓRIO COM APLICAÇÃO DE FORÇAS DE PORTER. Anais Da Semana Acadêmica E Jornada De Iniciação Científica De Administração. Recuperado de https://revistas.fapas.edu.br/index.php/sajica/article/view/232