A PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DOS CURSOS SUPERIORES DE FILOSOFIA DE INSTITUIÇÕES PARTICULARES DE SANTA MARIA SOBRE A EVASÃO ESCOLAR

Autores/as

  • Marizane de Fátima Trindade Faculdade Palotina - FAPAS
  • Paulo Renato Pancich Gallarreta Faculdade Palotina - FAPAS
  • Rodrigo Roratto Faculdade Palotina - FAPAS

Palabras clave:

Evasão, Filosofia, Fatores sociais

Resumen

Realizar um curso superior, para a grande maioria dos selecionados, representa satisfazer ambições, expectativas e aspirações pessoais e profissionais para um futuro mais promissor. Porém, principalmente nos primeiros anos do ensino superior, trancar ou abandonar o curso também é um comportamento não raro. O objetivo é descrever os motivos que causam a evasão dos acadêmicos que cursam Filosofia nas instituições particulares de Santa Maria, através da visão dos coordenadores fato esse, que poderá ser uma questão medida por um processo de avaliação do ensino em todos os níveis como necessários e fundamentais. É preciso ter claro que o afastamento definitivo de um estudante de determinada oferta educacional é fruto de múltiplos fatores sociais, econômicos, familiares, institucionais e pessoais, os quais se reforçam mutuamente e resulta na chamada evasão. O estudo é de caráter qualitativo, a coleta dos dados foi realizada através de aplicação de questionário/entrevista aos coordenadores dos cursos de filosofia, contendo questões abertas com o objetivo de coletar dados que subsidiassem a pesquisa, possibilitando chegar a um resultado que demonstre tal evasão e quais seus motivos.

Citas

AMARAL, L. M. B. Causas da evasão discente no curso de filosofia de uma instituição pública de ensino superior. 2009. 51p. Monografia (Especialização em gestão universitária) - Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília – DF, 2009.

BAGGI, C. A. S.; LOPES, D. A. Evasão e avaliação institucional no ensino superior: uma discussão bibliográfica. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 16, n. 2, p. 355-374, jul. 2011.

CUNHA, Aparecida Miranda; TUNES, Elizabeth; SILVA, Roberto Ribeiro da. Quím. Nova, vol.24 no.2 São Paulo Mar./Apr. 2001.

MONTEIRO, N. Universidade Nova UFMG. 10 de abril de 2006. Disponível em: <http://www.universidadenova.ufba.br/twik/bin/view/Universidadenova>. Acesso em: 19 maio 2016.

MOURA, D. H.; SILVA, M. dos S. A evasão no curso de licenciatura em geografia oferecido pelo CEFET-RN. 2007.

PEREIRA, F. C. B. Determinantes da evasão de alunos e os custos ocultos para as instituições de ensino superior: uma aplicação na universidade do extremo sul catarinense. 2003. 172 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

SILVA FILHO, R. L. L. et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 132, p. 641-659, 2007.

VELOSO, T. C. M. A.; ALMEIDA, E. P. (2001). Evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus universitário de Cuiabá: Um processo de exclusão. Trabalho apresentado na 24ª Reunião anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.

VIVAS, M. I. Q. Evasão na Educação Superior: Uma aproximação como o fenômeno na universidade pública. XI Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul. 2011.

Publicado

2024-12-10

Cómo citar

de Fátima Trindade, M., Pancich Gallarreta, P. R., & Roratto, R. (2024). A PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DOS CURSOS SUPERIORES DE FILOSOFIA DE INSTITUIÇÕES PARTICULARES DE SANTA MARIA SOBRE A EVASÃO ESCOLAR. Anais Da Semana Acadêmica E Jornada De Iniciação Científica De Administração. Recuperado a partir de https://revistas.fapas.edu.br/index.php/sajica/article/view/231