ECONOMIA DA COMUNHÃO E SOLIDÁRIA
CONCEITOS E DESAFIOS DO GERENCIAMENTO EMPRESARIAL
Palavras-chave:
Economia, Comunhão, Solidária, Riqueza, DistribuiçãoResumo
Este artigo analisa o projeto de Economia de Comunhão (EdC), uma proposta de agir econômico e social, que visa colocar o homem no centro das ações da organização, e onde a distribuição de riqueza é a expressão final de uma racionalidade de comunhão. Analisa também o projeto de Economia Solidária (ES), que tem como base o fundamento de uma economia humanizada, com um desenvolvimento sustentável e socialmente justo. O desenvolvimento da Economia da Comunhão nas empresas, com fins solidários, é sustentado na cultura da partilha e na construção dos homens novos, condição fundamental para o nascimento e funcionamento da proposta, o que acontece também no desenvolvimento da Economia Solidária, em que os participantes da atividade econômica não competem entre si, mas cooperam com o todo da organização. Tais princípios contradizem o modelo capitalista atual, predominante nas organizações, onde os valores reais circulam. Os projetos Economia de Comunhão e Economia Solidária foram inspirados no Movimento dos Focolares, de Chiara Lubich, e no resgate das lutas históricas dos trabalhadores do século XIX, respectivamente e, juntas, visam implantar uma nova lógica de atuação empresarial, centrada na pessoa, na sociedade, influenciando um agir econômico, comprometido com a distribuição de riqueza, priorizando ética, justiça e solidariedade na partilha.
Referências
BARROS, Silvia Martí. EdC e cultura da partilha: uma racionalidade de comunhão na liberdade. Revista de Economia de Comunhão, Rio de Janeiro, n° 3, 2013. Disponível em: <http://www.anpecom.com.br>. Acesso em: 06 nov. 2013.
BENTO, Fabio Régio. Um movimento de fronteiras: Os focolares como sujeito internacional. Revista Eletrônica de Economia de Comunhão. Disponível em: <http://www.clfc.puc-rio.br/redec>. Acesso em: 21 nov. 2013.
BRANDALISE, Luiz Antonio. O lucro e sua explicação pela teoria do risco e da incerteza. Revista de Economia de Comunhão, Rio de Janeiro, n° 3, 2013. Disponível em: <http://www.anpecom.com.br>. Acesso em: 06 nov. 2013.
BRUNI, Luigino. Comunhão e Reciprocidade. Revista ABBA, vol. IV, Ano 2001.
CARTA DE PRINCÍPIOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Divulgada em junho de 2003, III Plenária Nacional da Economia Solidária. Disponível em: <http://www.fbes.org.br>. Acesso em: 27 maio 2014.
MARQUES, Dalto Siqueira Pitta. Economia da Comunhão e redes de empresas: estudo de caso e análise do conteúdo. Revista da FAE, vol. 10. N. 2, p. 115-129, jul/dez 2007.
MARTINS, José Carlos. Empresa de Economia Solidária: uma nova forma de se fazer negócio. Revista Gestão & Negócios, artigo publicado em 05 abr. 2013.
MELO LISBOA, Armando de. Economia Solidária e Autogestão: Imprecisões e Limites. Revista de Administração de Empresas - ERA, vol. 45. n. 3, p. 109 a 114, Julho/Setembro 2005.
MELO NETO, José Francisco de. Educação popular em economia solidária. Artigo publicado em 23/03/2013).
MELO, Miguel Otávio Barreto Campelo de. Gestão de empresas na Economia de Comunhão: Estudo de caso no Nordeste do Brasil. Revista Gestão Industrial, artigo publicado em 17 jul. 2012.
MENEGASSI, Claudia Herrero Martins. Economia de Comunhão e Economia Solidária: Uma distinção de conceitos. Revista de Economia de Comunhão, Rio de Janeiro, n° 3, 2013. Disponível em: <http://www.anpecom.com.br>. Acesso em: 06 nov. 2013.
OLIVEIRA, Marcos Eduardo de. Chiara Lubich e a Economia de Comunhão. Revista de Economia de Comunhão, Rio de Janeiro, n° 2, 2008. Disponível em: <http://www.anpecom.com.br>. Acesso em: 03 set. 2013.
PRATES, Thiago. Energia Geotérmica e Sustentabilidade. Disponível em: <http://thiagoprates.pbworks.com>. Acesso em: 21 nov. 2013.
ROSSETTO, Cristina B. de Souza. They Don´t care about them, but we do: um ensaio sobre capital social, pobreza e Economia de Comunhão. Revista de Economia de Comunhão, Rio de Janeiro, n° 3, 2013. Disponível em: <http://www.anpecom.com.br>. Acesso em: 06 nov. 2013.
SERAFIM, Mauricio. Economia de Comunhão como expressão de uma economia plural de origem religiosa. Revista de Economia de Comunhão, Rio de Janeiro, n° 3, 2013. Disponível em: <http://www.anpecom.com.br>. Acesso em: 06 nov. 2013.
SINGER, Paul. Entrevista sobre Economia Soldária. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ea/v22n62/a20v2262.pdf>. Acesso em: 27 maio 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Geovana Nunes, Watson Nunes, Olinda Barcellos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.