ELETRYSERVICE

UM ESTUDO NA ÁREA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Authors

  • Marizane de Fátima Trindade Faculdade Palotina - FAPAS
  • Michele Medianeira Martins Freitas Faculdade Palotina - FAPAS

Keywords:

Saúde, Segurança do trabalho, Prevenção de acidentes

Abstract

O presente estudo foi realizado na empresa Eletryservice - Serviços de Instalação e Manutenção Elétrica Ltda., localizada na cidade de Santa Maria. O objetivo geral consiste em analisar a área de gestão de saúde e segurança do trabalhador na empresa Eletryservice. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo compreende uma pesquisa bibliográfica e estudo de caso, de natureza qualitativa e descritiva. Para tanto foi realizada uma entrevista semiestruturada com a gestora da área administrativa e com o diretor da área operacional com o objetivo de analisar a área de gestão de saúde e segurança do trabalhador na empresa. Foi possível constatar a preocupação por parte da empresa com a saúde e segurança de seus colaboradores, pois oferece cursos e treinamentos em relação ao uso adequado dos equipamentos de proteção individual e coletivo, bem como o correto manuseio dos mesmos, dentre outros fatores. Considera-se que o objetivo deste trabalho foi alcançado, pois foi possível fazer uma análise da área de segurança do trabalho na empresa foco deste estudo, bem como perceber a importância desta para a empresa em questão.

References

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

BARREIROS, D. Gestão da segurança e saúde no trabalho: estudo de um modelo sistêmico para as organizações do setor mineral. Tese (Doutorado em Engenharia de Minas e Petróleo) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2002.

BENITE, Anderson Glauco. Sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho. São Paulo: O Nome da Rosa, 2004.

BORGER, F. G. Responsabilidade social: efeitos da atuação social na dinâmica empresarial. 2001. 254p. Tese (Doutorado em Administração) – Faculdade de Economia, administração e contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Economia e Estatística. Pesquisa nacional por amostra de

domicílios, 2009.

BRITISH STANDARDS INSTITUITION. Occupational health and safety management systems – specification BSI-OHSAS-18001. London, 1999.

BRITISH STANDART INSTITUITION. Guide to occupation health and safety management systems –BS 8800. Londres, 1996.

CASTRO, Carlos Alberto Pereira de; LAZZARI, João Batista. Manual de direito previdenciário. – Florianópolis: Conceito Editorial, 2010.

Consolidação das Leis de Trabalho, Código de Processo Civil, Legislação Trabalhista e Processual Trabalhista, Legislação previdenciária, Constituição Federal. 10. ed. ver., ampl. E atual. São Paulo. RT, 2009.

CRUZ, S. M. S. Gestão de segurança e saúde ocupacional nas empresas de construção civil. 113p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998.

FACHIN, O. Fundamentos de metodologia. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

FILHO, Barbosa, Antonio Nunes. Segurança do trabalho na construção civil. São Paulo: Atlas, 2015.

FISCHER, M. R. Mudanças e transformação organizacional. In: França et al (2002). As pessoas na organização. São Paulo: Editora Gent, 2002

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

HAMMER, W. Occupational Safety Management and Engineering. New Jersey: Prentice Hall, 1985.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Metodologia científica. 7. ed. 2. reimpr. São Paulo: Atlas, 2010.

MARTINS, Sergio Pinto. Direito da seguridade social. 30. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Iniciação ao direito do trabalho. 13. ed. atual. São Paulo: LTr, 1987.

Occupational Health and Safety Management Systems - OHSAS. OHSAS 18001: requirements. London: British Standards Instituition, 2007.

QUELHAS, O. L. G.; ALVES, M. S.; FILARDO, P. S. As práticas da gestão da segurança em obras de pequeno porte: integração com os conceitos de sustentabilidade. Revista Produção On Line, v. 4. n. 2, 2003. Disponível em: <http://producaoonline.org.br/index.php/rpo/article/view/309>. Acesso em: 20 maio 2016.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SENGE, M. P. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. São Paulo: Best Seller, 1998.

TAVARES Jr., J. M. Metodologia para Avaliação do Sistema Integrado de Gestão: ambiental, da qualidade e da saúde e segurança. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) apresentada a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, 2001.

TRIVELATO, G. C. Sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho: fundamentos e alternativas. Belo Horizonte, MG, 2002. In: Seminário Nacional sobre gestão da segurança e saúde no trabalho. Brasília, 2009. Disponível em: <http://www.fundacentro.gov.br/CTN/sistemas_gestao_saude_trabalho.pdf>. Acesso em: 01 maio 2016.

WARING, A.; GLENDON, I. Managing Risk: critical issues for survival and sucess into 21 century. London: International Thomson, 1998.

GAZETA DO POVO. Disponível em:<http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/especiais/acidentes-de-trabalho-no-brasil/index.jpp>. Acesso em: 18 jun. 2016.

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO. Disponível em:<http://www.tst.jus.br/web/trabalhoseguro/o-que-e-acidente-de-trabalho>. Acesso em: 02 maio 2016.

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO. Disponível em <http://www.tst.jus.br/web/trabalhoseguro/programa/-/asset_publisher/0SUp/content/trt-rs-repercute-na-imprensa-gaucha-o-alto-numero-de-acidentes-de-trabalho-no-estado2015>. Acesso em: 29 maio 2016.

Published

2024-12-10

How to Cite

de Fátima Trindade, M., & Martins Freitas, M. M. (2024). ELETRYSERVICE: UM ESTUDO NA ÁREA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO. Anais Da Semana Acadêmica E Jornada De Iniciação Científica De Administração. Retrieved from https://revistas.fapas.edu.br/index.php/sajica/article/view/230