REDES NEURAIS ARTIFICIAIS PODEM TORNAR-SE CONSCIENTES?
Parole chiave:
Inteligência artificial, Consciência, Redes neurais artificiaisAbstract
O funcionalismo[1] como teoria da mente teve um salto emergencial conforme o desenvolvimento da inteligência artificial (IA) se tornou eminente. A partir dessa teoria, estados mentais passam a ser caracterizados devido ao seu papel funcional em analogia a um computador. Nessa analogia os estados mentais são caracterizados em termos de input (entrada) e output (saída) de informações de um sistema ou organismo. Com o passar dos anos e o desenvolvimento da engenharia de computação e o desenvolvimento da neurofisiologia surgiram inúmeras questões acerca da IA e novas teorias da mente surgiram, tais como o conexionismo e a teoria computacional da mente. Dentre elas, a discussão da possibilidade de emergência de consciência em máquinas através das redes neurais artificiais. Essa questão vem sendo bastante debatida a partir dos anos 90.
[1] Teoria da mente segundo a qual estados mentais podem ser descritos e desempenhados por sistemas análogos, ou seja, um cérebro ou coração pode ser substituído por sistemas que desempenhem as mesmas funções.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Nara Ebres Bachinski
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.