DA ONTO-TEO-LOGIA À ÉTICA DA ALTERIDADE
A ABERTURA AO OUTRO COMO CONDIÇÃO PARA PENSAR DEUS EM LEVINAS
Parole chiave:
Deus, Infinito, Ética, OutroAbstract
O artigo propõe-se a investigar filosoficamente como a questão de Deus irrompe na obra levinasiana. O pensamento filosófico do autor presente neste artigo apresenta aquilo que podemos chamar de período da maturidade intelectual de Levinas, entre eles destacam-se: “Deus, a Morte e o Tempo” (1975/76) e a “De Deus que Vem a Ideia” (1986), textos bases para a elaboração da proposta reflexiva sobre Deus e a ética da alteridade, tema deste artigo. Enfim, a intenção é a de apresentar a concepção levinasiana de Deus, como uma expressão significante fora da onto-teo-logia do discurso filosófico tradicional. A Ideia do Infinito é apresentada por Levinas como acontecimento de abertura para com o Outro que assegura a transcendência, ou seja, como uma possibilidade de pensar Deus sem a contaminação ontológica, mas como diacronia desinteressada e fora da adequação da consciência intencional.
Riferimenti bibliografici
LEVINAS, Emanuel. Deus, morte e tempo. Portugal: Edições 70, 2013.
______. Totalidade e infinito. Trad.: José P. Ribeiro. Lisboa: Edições 70, 1988.
______. De Deus que vem à ideia. Petrópolis: Vozes, 2002.
HEIDEGER M. Ser e tempo, parte I. Petrópolis: Vozes, 1995.
DENARDI. M.R. O Outro Crucificado e o olhar do outro: um estudo comparativo entre Jon Sobrino e Emmanuel Lévinas. PUC, 2007.
HUTCHENS, B.C. Deus e ateísmo. In: Compreender Lévinas. Tradução de Vera Lúcia Mello Joscelyne. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 155-176.
PRADO. P.S. O discurso sobre Deus em Lévinas. Perspectiva teológica ou filosófica? Minas Gerais: PUC. (nome do órgão da publicação não encontrado).
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Daniel Soares das Chagas, Jean Rodrigo Pinheiro, Marcos Alexandre Alves
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.