PRINCÍPIOS DA ÉTICA EPICURISTA
Parole chiave:
Epicuro, Ética, Filosofia, FelicidadeAbstract
Pesquisar sobre a ética epicurista é um tema de importante relevância para quem quer buscar uma relação com a ética contemporânea e a atual, dado que Epicuro dizia que a ética é a filosofia do espírito. Segundo Epicuro, para se viver bem, ou seja, viver com ética era preciso estar numa busca de si mesmo na interioridade. Epicuro vê na filosofia associada à ética o caminho para alcançar a felicidade, entendida como a libertação das paixões. A pesquisa é de cunho teórico bibliográfico e se valeu de fundamentação no campo da filosofia, da religião e da ordem social, versando isto as obras de Adágio Epicuro. Epicuro que utilizara em sua escola três grandes temas como; a canônica, a física e a ética na filosofia. A ética é o tema central da filosofia epicurista, pois ela em seu âmbito geral tenta tornar a sociedade mais feliz, em razão do que propunha a política da época, que se baseava em ter os cidadãos controlados a partir do temor. Epicuro vê na filosofia, associada à ética, o caminho para alcançar a felicidade, entendida como a libertação das paixões. O tema da ética epicurista vem de encontro com os problemas sociais.
Riferimenti bibliografici
CARVALHO, Olavo de. O Jardim das Aflições. De Epicuro à Ressureição de Cézar; Ensaio Sobre o Materialismo e a Religião Civil. Prefacio de Bruno Tolentino. 2 ed. É Realizações. São Paulo. 2000.
DUVERNOY, Jean-François. O Epicurismo e sua Tradição Antiga. Tradução de Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1993.
FARRINGTON, Benjamim. A doutrina de Epicuro. Tradução de Edmond Jorge. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1968.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Cleiton Turela Moraes, Ivan Junior Cargnim
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.