POSSIBILIDADE DO DISCURSO SOBRE DEUS A PARTIR DA TRANSVALORAÇÃO DOS VALORES
Palabras clave:
Religião, Deus, Nietzsche, TransvaloraçãoResumen
Este trabalho tem por objetivo demonstrar que a filosofia de Nietzsche não é uma exortação ao ateísmo. A intenção é mostrar que a sua suposta denúncia e negação dos valores metafísicos, enquanto verdade absoluta, é hoje, no horizonte Pós-moderno, justamente o que possibilita uma retomada do discurso religioso em meio ao contexto plural de crenças e diversidade de pensar. Não se trata de propor a existência de uma teologia em Nietzsche. Mas, a partir de uma interpretação hermenêutica, pretende-se destacar que, se há, para a metafísica um discurso válido e possível após o anúncio da morte de Deus, tal ação deverá pautar-se em um modus operandi que não queira convencer pela pretensão da verdade, senão pela via da caritas, abrindo-se ao mundo e assumindo a sua condição niilista. Assim, a transvaloração dos valores, ante a não correspondência real da prática dos depositários da fé, pode abrir espaço para o pluralismo religioso e conferir uma nova face à religião.
Citas
ASSOUN, Paul-Laurent. Freud & Nietzsche, semelhanças e dessemelhanças. Tradução de Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Editora Brasiliense, 1989.
CEIA, Carlos. E-Dicionário de termos literários. Disponível em: <http://www.edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=785&Itemid=2>. Acesso em: 24 jun. 2016.
NIETZSCHE, F. Assim falou Zaratrusta: Um livro para todos e para ninguém. Tradução de Mário Ferreira da Silva. 4. ed. Rio de Janeiro: Ed Civilização Brasileira, 1986.
______. A gaia ciência. Tradução de Paulo César de Souza. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
______. Além do bem e do mal. Tradução de Paulo César de Souza. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
______. Genealogia da moral. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
¬¬¬¬¬¬¬VATTIMO, G. Morte de Deus e o fim da metafísica, a luta contra os absolutos. IHU on-Line, Brasil, 2013. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/39429-morte-de-deus-e-fim-da-metafisica-a-luta-contra-os-absolutos-entrevista-especial-com-gianni-vattimo>. Acesso em: 28 jun. 16.
¬¬¬______. Depois da cristandade. Tradução de Cynthia Marques. Rio de Janeiro: Record, 2004.
______. O fim da modernidade: niilismo e hermenêutica na cultura pós-moderna. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Daniel Soares das Chagas, Marcos Alexandre Alves
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.