O PENSAMENTO DE UMA SOCIEDADE ESTÁVEL E JUSTA EM JOHN RAWLS
Palabras clave:
Posição original, Liberdade, Pluralismo, Véu da ignorância, HipotéticaResumen
O problema do liberalismo político consiste em compreender como é possível existir, ao longo do tempo, uma sociedade estável e justa de cidadãos livres e iguais profundamente divididos por doutrinas religiosas, filosóficas e morais razoáveis, embora incompatíveis. A existência de um pluralismo deve-se ao fato de vivermos em uma sociedade em constantes mudanças, na qual não há apenas uma concepção de bem ou credo. John Rawls busca através da posição original, sob um véu da ignorância condições hipotética de uma teoria da justiça. A grande disparidade que a sociedade dos Estados Unidos no século XX (contexto no qual nosso autor estava inserido), leva Rawls, através de seu pensamento e escritos, a investigar os fundamentos de uma sociedade justa, em meio a um pluralismo cultural, religioso, moral e filosófico, por assim dizer. A teoria política de Rawls fez dele um dos mais importantes pensadores político da segunda metade do século XX, pela importância que os escrito trouxeram para sociedade da época do autor, e principalmente, o quanto estes mesmos escritos contribuem de forma significativa para sociedade dos dias atuais, através de abordagens teóricas que refletem problemas práticos da sociedade e da existência humana.
Citas
BARBOSA, Evandro. Deontologia imparcial contratualista: Sobre a possibilidade de um procedimento autojustificado para a construção de princípios de justiça. Tese de Doutorado – PUCRS. (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-graduação em Filosofia). Porta Alegre - RS, 2007. Disponível em: <http://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/3489/1/000433802-Texto%2BCompleto-0.pdf> Acesso em: 15 ago. 2016.
BARROS, Maria Obirene Freires. As desigualdades sociais sob a correção da justiça como equidade de John Bordley Rawls. Disponível em: <http://www.mundofilosofico.com.br/arquivos/artigos/obirene/desigualdades_sociais.pdf> Acesso em: 08 set. 2016.
CAGNINI, Valdinei. Os fundamentos de uma sociedade justa no construtivismo político de john rawls. 2014. Monografia (Graduação em, Filosofia) - Faculdade Palotina (FAPAS), Santa Maria, RS.
FORST, Rainer. Contexto da Justiça – Filosofia política para além de liberalismo e comunitarismo. Tradução de Denílson Luís Werlex. ed. Boitempo. São Paulo, 2010.
OLIVEIRA. Marcelo Andrade Cattoni de. Um ensaio sobre o liberalismo político de john rawls: construtivismo político e razão pública. Revista de Direitos e Garantias Fundamentais, Vitória, n. 7, p. 81-96, jan./jun. 2010.
RAWLS, John. O direito dos povos. A ideia de razão pública revista. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 259 p. (Justiça e direito).
______. O liberalismo político. 2. ed. São Paulo: Ática, 2000. 430 p.
______. Uma teoria da justiça. 2. ed. São Paulo: M. Fontes, 2002. 708 p. (Justiça e direito).
SILVEIRA, Denis. O Direito dos Povos e a Importância do Pluralismo Razoável. Filosofazer, Passo Fundo, ano XI, n° 20, p. 7 a 34, 2002/. Disponível em: <http://201.86.212.89/seer/index. php/filosofazer/article/viewFile/210/230> Acesso em: 08 mar. 2016.
TRAMONTINA, Robison. Uma teoria das obrigações políticas: Uma proposta a partir do liberalismo político. 2011. Tese (Doutorado em Filosofia) - PUCRS. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-graduação em Filosofia. Porto Alegre, 2011. Disponível em: <http://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/3395>. Acesso em: 15 set. 2016.
VITA, Álvaro de. A tarefa prática da filosofia política em John Rawls. Lua Nova: Revista de cultura e política. São Paulo, 1992, n.25, p. 5-24.
ZAMBAM, Neuro José. A teoria da justiça em John Rawls: uma leitura. Passo Fundo: UPF, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Valdinei Cagnini, Diego Maciel

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.