CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS ATRIBUIÇÕES DE IDENTIDADE EM JOHN LOCKE
Palabras clave:
Identidade pessoal, John LockeResumen
Neste artigo apresentar-se-á o tratamento de John Locke ao problema da identidade pessoal, que pode ser formulado através da seguinte questão: o que faz com que uma pessoa S, no tempo presente x, seja uma e a mesma pessoa S no tempo futuro y, ou que seja uma e a mesma pessoa S no tempo passado Z? A proposta lockeana para a solução desse problema parte de que o critério para atribuir identidade varia conforme ao que ela é aplicada e ressalta que é preciso antes fixar o que se entende por termos como ‘homem’ e ‘pessoa’, para então investigar o que é requerido para se falar em um ‘mesmo homem’ e em uma ‘mesma pessoa’. Esta exposição acompanhará o percurso argumentativo do autor, que consiste em, primeiramente, discernir entre identidade e diversidade, passando a enunciar de que tipos de substâncias se pode ter ideia – segundo Locke, Deus, inteligências finitas e corpos – e como suas identidades podem ser determinadas. Nos passos seguintes, o filósofo elucida como se dá a atribuição de identidade a massas de matéria, vegetais e animais, culminando com a explicação da identidade pessoal.
Citas
CLARKE, D. M. (Ed.). George Berkeley: Philosophical Writings. Cambridge Texts in the History of Philosophy. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.
GARRET, B. Metafísica: conceitos-chave em filosofia. Tradução de Felipe Rangel Elizalde. Porto Alegre: Artmed, 2008.
HACKER, P. M. S. Natureza humana: categorias fundamentais. Tradução de José Alexandre Durry Guerzoni. Porto Alegre: Artmed, 2010.
HAMILTON, W. (Ed.). The works of Thomas Reid. Edinburgh: Maclachlan and Stewart, 1872.
LOCKE, J. Ensaio sobre o entendimento humano. Tradução de Pedro Paulo Garrido Pimenta. São Paulo: Martins Fontes, selo Martins, 2012.
LOWE, E. J. Locke on human understanding. London: Routledge, 1995.
MASLIN, K. T. Introdução à Filosofia da Mente. Tradução de Fernando José R. da Rocha. Porto Alegre: Artmed, 2009.
THIEL, U. Personal identity. In: GARBER, D. (Org.). The Cambridge History of Seventeenth-Century Philosophy. Vol. I. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Susie Kovalczyk dos Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.