ACREDITE, SEJA E FAÇA

UMA PROPOSTA DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA EMEF DUQUE DE CAXIAS

Autor/innen

  • Denise Gonçalves Pinto
  • Izabel Massirer
  • Rosangela de Lima Siqueira
  • Silvia Beatriz Borges da Silva

Schlagworte:

Escola, Currículo, Interdisciplinaridade

Abstract

O presente ensaio tem o propósito de apresentar e problematizar a temática da interdisciplinaridade no contexto escolar de uma escola municipal. Trabalho, este desenvolvido ao longo do ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, tendo como proposta uma abordagem ampla de atuação com o tema gerador: Acredite, seja e faça! Este tema visa ampliar, compreender e analisar uma prática interdisciplinar relacionando o Projeto Político Pedagógico, o currículo desenvolvido nesta instituição com as abordagens que fundamentam os princípios e as diretrizes da educação nacional. A relevância deste trabalho está em buscar uma relação com os trabalhos acadêmicos sobre a temática e promover a problematização do trabalho interdisciplinar para além das ações desenvolvidas em sala de aula e na comunidade escolar. Atualmente, tenta-se investir cada vez mais nesta prática pedagógica em que o propósito é fazer com que o aluno, em todas as instâncias do ensino, se aproprie dos diferentes conhecimentos e das relações destes com o mundo contemporâneo.

Literaturhinweise

BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 10 out. 2017.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em: 15 out. 2017.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Paz e a necessidade de repensar a educação. Faces do saber: desafios à educação do futuro. BOHN E OSMAR DE SOUZA (org). Insular, 2002.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. ED. Penso, 2000.

PETRAGLIA, Isabel C. Edgar Morin - a Educação e a Complexidade do ser e do saber. Ed. Vozes, 1995.

Veröffentlicht

2024-12-16

Zitationsvorschlag

Gonçalves Pinto, D., Massirer, I., de Lima Siqueira, R., & Borges da Silva, S. B. (2024). ACREDITE, SEJA E FAÇA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA EMEF DUQUE DE CAXIAS. Anais Da Semana Acadêmica De Filosofia. Abgerufen von https://revistas.fapas.edu.br/index.php/safilosofia/article/view/297