A QUESTÃO HEIDEGGERIANA DE UM OUTRO INÍCIO DO PENSAR
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Heidegger, Acontecimento-apropriativo, SerAbstract
Trata-se de uma investigação em torno do ser no âmbito do acontecimento-apropriativo (Ereignis), no sentido de uma explicitação do caráter principal daquilo que Heidegger assume como a transição de um outro início do pensar. Em vista disso, será discutida a necessidade de uma consideração do ser sem levar em conta o ente, no caso, a partir da chamada diferença ontológica e do passo de volta da metafísica para dentro de sua essência, tal como propostos em A Constituição Onto-teo-lógica da Metafísica (1957). Apresenta-se assim, o caráter essencial do pensar no ser, bem como a perspectiva adequada para a consideração deste na medida em que o mesmo se impõe enquanto a questão do pensar, por exemplo, em Tempo e Ser (1962); a rigor, como a questão de pensar o ser pelo que lhe é próprio. Esse o âmbito da afirmação de Heidegger segundo a qual ser significa presença que, em seu dar-se, tem uma relação de mútua determinação com o tempo. Nessa via, se faz necessária a explicitação do sentido próprio do comum-pertence (Zusammengehören) de pensar e ser, da maneira como Heidegger a expõe em O Princípio da Identidade (1957).
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