A BUSCA DE UMA MORAL CRIADA PELO EXISTENTE HUMANO NA FILOSOFIA EXISTENCIAL DE SARTRE

Autor/innen

  • Kátia Marian Correa Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Schlagworte:

Moral criada, Humano, Existencial, Sartre

Abstract

O objetivo do presente trabalho é apresentar uma proposta moral sartriana que se da enquanto um processo humano de criação e invenção. Sartre julga tal processo como um ponto de encontro entre o para-si e o si, que representa o seu fracasso e sua tentativa de tornar-se um em-si-para-si. O que possibilitará essa busca são as invenções constantes de outras possibilidades, bem como a criação de condutas e escolhas pelo existente humano que se engaja em seu projeto. Assim como o homem deve se inventar a cada instante e inventar a imagem de homem que acredita ser a mais adequada, os valores e uma suposta moral, também devem ser inventados incessantemente e vale ressaltar que serão relativos. Pois, a liberdade deve ser levada sempre em consideração, dito de outro modo, não assumir sua responsabilidade e liberdade é cair na má-fé, isso mostra uma falta de compromisso com sua própria existência humana, sabendo que ultrapassa o projeto solitário e volta-se para toda a humanidade. Conforme Sartre é possível uma aproximação entre a construção moral e a construção da obra de arte, pois em ambas temos criação e invenção. Ademais as decisões não são a priori e sim ao longo da existência concreta.

Literaturhinweise

MOURA, Carlos Eduardo de. Consciência e liberdade em Sartre: por uma perspectiva ética. São Carlos: EdUFSCar, 2012.

SARTRE, Jean Paul. A imaginação. Tradução Roberto Salinas Fortes. 6. Ed. São Paulo: Difel, 1982 a.

______. Cahiers pour une morale. Paris: Gallimard, 1983.

______. Determinação e liberdade. In: Volpe, G.D et al. Moral e sociedade: um debate. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

______. L’être et le néant: essai d’ontologie phénoménologique. Paris: Gallimard, 2001.

______. L’existencialisme est une humanisme. Apresentação e notas de Arlette Elkaïm- Sartre. Paris: Gallimard, 1996 a. (Folio/ Essais collections).

______. O ser e o nada – Ensaio de ontologia fenomenológica. Tradução de Paulo Perdigão, 20ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

______. Situations, IX. Paris: Gallimard, 1987.

SILVA, Franklin Leopoldo. Conhecimento e identidade histórica em Sartre. Transformação, Marília, v.26, n. 2, 2003.

Veröffentlicht

2024-12-11

Zitationsvorschlag

Correa, K. M. (2024). A BUSCA DE UMA MORAL CRIADA PELO EXISTENTE HUMANO NA FILOSOFIA EXISTENCIAL DE SARTRE. Anais Da Semana Acadêmica De Filosofia. Abgerufen von https://revistas.fapas.edu.br/index.php/safilosofia/article/view/240