A BUSCA DE UMA MORAL CRIADA PELO EXISTENTE HUMANO NA FILOSOFIA EXISTENCIAL DE SARTRE
Schlagworte:
Moral criada, Humano, Existencial, SartreAbstract
O objetivo do presente trabalho é apresentar uma proposta moral sartriana que se da enquanto um processo humano de criação e invenção. Sartre julga tal processo como um ponto de encontro entre o para-si e o si, que representa o seu fracasso e sua tentativa de tornar-se um em-si-para-si. O que possibilitará essa busca são as invenções constantes de outras possibilidades, bem como a criação de condutas e escolhas pelo existente humano que se engaja em seu projeto. Assim como o homem deve se inventar a cada instante e inventar a imagem de homem que acredita ser a mais adequada, os valores e uma suposta moral, também devem ser inventados incessantemente e vale ressaltar que serão relativos. Pois, a liberdade deve ser levada sempre em consideração, dito de outro modo, não assumir sua responsabilidade e liberdade é cair na má-fé, isso mostra uma falta de compromisso com sua própria existência humana, sabendo que ultrapassa o projeto solitário e volta-se para toda a humanidade. Conforme Sartre é possível uma aproximação entre a construção moral e a construção da obra de arte, pois em ambas temos criação e invenção. Ademais as decisões não são a priori e sim ao longo da existência concreta.
Literaturhinweise
MOURA, Carlos Eduardo de. Consciência e liberdade em Sartre: por uma perspectiva ética. São Carlos: EdUFSCar, 2012.
SARTRE, Jean Paul. A imaginação. Tradução Roberto Salinas Fortes. 6. Ed. São Paulo: Difel, 1982 a.
______. Cahiers pour une morale. Paris: Gallimard, 1983.
______. Determinação e liberdade. In: Volpe, G.D et al. Moral e sociedade: um debate. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
______. L’être et le néant: essai d’ontologie phénoménologique. Paris: Gallimard, 2001.
______. L’existencialisme est une humanisme. Apresentação e notas de Arlette Elkaïm- Sartre. Paris: Gallimard, 1996 a. (Folio/ Essais collections).
______. O ser e o nada – Ensaio de ontologia fenomenológica. Tradução de Paulo Perdigão, 20ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
______. Situations, IX. Paris: Gallimard, 1987.
SILVA, Franklin Leopoldo. Conhecimento e identidade histórica em Sartre. Transformação, Marília, v.26, n. 2, 2003.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Kátia Marian Correa
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Weitergabe unter gleichen Bedingungen 4.0 International.